WILSON BESERRA
121 ANOS DE BENEDITO LACERDA: O MÚSICO QUE DOMINOU A FLAUTA
A criatividade em forma de música, assim, Benedito Lacerda foi escrevendo sua história e fazendo de Macaé, sua cidade Natal reconhecida mundo afora. Nascido em 14 de março de 1903, o flautista, compositor e maestro, começou a tocar de “ouvido” desde pequeno e teve a Sociedade Musical Nova Aurora como grande inspiração, já que morava próximo à instituição e costumava ouvir os ensaios e apresentações da Banda. Anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro onde aprofundou seus estudos e sua carreira acadêmica, e criando laços com grandes parceiros como Carmen Miranda e Pixinguinha.
O trabalho de Benedito contribuiu para o fomento do samba na música popular brasileira e para atuação profissional dos músicos, tendo também um importante papel na defesa dos direitos autorais como presidente da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música, ocupando o cargo por duas vezes
‘ENCONTRO NACIONAL DE MUNICÍPIOS COM O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL’ QUE ACONTECE EM MANGARATIBA NESTE MÊS
O Portobello Resort, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, vai receber nos dias 26, 27 e 28 de março o 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, organizado pela ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente.
O encontro que contará com palestras, mesas e painéis ministrados e presididos por especialistas das mais variadas áreas que envolvem o desenvolvimento sustentável das cidades. Segundo a organização do evento, é uma chamada para o compromisso da COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025, pois mais do que discutir políticas públicas, é fundamental que gestores públicos, cientistas, consultores, academia e toda sociedade discuta pontos de construção e prática da agenda ambiental brasileira.
O evento terá uma grade de programação de debates com referências do ambientalismo brasileiro, envolvendo temas como cidades resilientes, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão costeira, emergências climáticas, turismo e economia verde, mobilidade urbana sustentável, direito ambiental, além de espaços para pesquisadores e outros especialistas na área ambiental.
PETRÓPOLIS 181 ANOS: OS ATRATIVOS TURÍSTICOS QUE TERÃO ENTRADA ESPECIAL NO FERIADO
No dia 16 de março, seis atrativos turísticos terão entrada especial para visitantes. O Museu Casa de Santos Dumont oferecerá gratuidade durante o feriado, com funcionamento das 10h às 17h, e o Museu Imperial vai oferecer meia entrada (R$5).
Já o Museu de Cera, Casa da Princesa Isabel, Museu de Porcelana de Petrópolis e o Museu dos Brinquedos terão descontos na entrada para moradores de Petrópolis, mediante comprovante.
Os parques municipais terão funcionamento normal. Parque Cremerie: 8h às 18h; Parque Natural Municipal Padre Quinha – Avenida Ipiranga: 8h30 às 17h30; Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava: 7h às 18h.
Confira a lista completa do funcionamento dos atrativos turísticos no feriado do dia 16 de março. Para mais informações, consulte o Disque Turismo: 0800 024 1516 / (24) 2246-9462/ WhatsApp: (24) 2237-3321 ( atendimento 16 e 17 de março das 9h às 14h).