O seu canal de Noticias

TRILHA DO MORRO DAS ANDORINHAS ENTRA NA ROTA DO NITERÓI ECOTUR SEM BARREIRAS

A A Prefeitura de Niterói, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, num trabalho integrado com a Secretaria de Acessibilidade, validou a trilha do Morro das Andorinhas (PESET – Parque Estadual da Serra da Tiririca) para inclusão da mesma no Niterói Ecotur Sem Barreiras, com a 1ª Edição deste passeio, marcada para  este sábado (24/6), com saída às 9h30min, da Paróquia São Sebastião de Itaipu – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8429 – Itaipu. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, acessando o link https://visit.niteroi.br/niteroiecotur/. No ato de efetuar a inscrição deve-se escolher o passeio desejado e preencher um formulário. A resposta de confirmação é recebida em até três dias úteis.

Para a validação da trilha Morro das Andorinhas fazer parte do Niterói Ecotur Sem Barreiras foi realizado um mapeamento, visitas técnicas e a criação de um roteiro específico, levando dois meses para que a Neltur e a Secretaria de Acessibilidade confirmassem essa inclusão.

Para o Presidente da Neltur, André Bento, essa trilha do Morro das andorinhas ter sido inclusa no projeto abre novas possibilidades: “ Estamos abrindo mais uma possibilidade de passeio dentro do Niterói Ecotur Sem Barreiras, um projeto que, cada vez mais, se afirma como opção para os moradores da cidade e para os turistas. É a cidade de Niterói cada vez mais na rota do Ecoturismo”, afirmou Bento.

O projeto Niterói Ecotur Sem Barreiras oferece equipamentos especiais como a cadeira Julietti, utilizada por quem tem dificuldade de locomoção. É uma realização da Prefeitura de Niterói através da Neltur em parceria com as Secretarias de Acessibilidade, Sec. Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilide, Sec Regional da Região Oceânica e o Clube Niteroiense de Montanhismo.

A trilha do Morro das Andorinhas tem como ponto de referência a Rua da Amizade, onde o caminhante deve subir uma ladeira para chegar no acesso à mesma, sendo assim, é considerada uma trilha com grau médio de dificuldade e de exposição solar. Por isso é recomendado aos caminhantes que usem roupas e calçados apropriados, além do uso de filtro solar.

O passeio irá até o Mirante Região Oceânica, com vista para as praias de Itaipu, Camboinhas, Sossego e Piratininga, além das lagoas de Itaipu e de Piratininga – esta passando por um trabalho de revitalização completo, já com parte do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis inaugurado.

Outra vista a se contemplar é do Mirante Itacoatiara que possui vista para a praia de mesmo nome, uma das mais famosas de Niterói, por causa de suas ondas grandes, propícias à práticas de esportes radicais como o surfe e o bodyboard. Deste Mirante também se avista o Morro do Tucum (Costão de Itacoatiara) e a Pedra do Elefante (Alto Mourão).

Por: Redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.