SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNE IDEIAS INOVADORAS PARA O MEIO AMBIENTE EM QUEIMADOS
Evento que vai mostrar impressão de vasos 3D, robô que realiza irrigação das plantas e cuidados com o meio ambiente
Pensando no futuro de Queimados, a Casa da Inovação Ziraldo promoverá, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2024, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, alunos da instituição, além de estudantes de seis escolas municipais, participarão de 20 oficinas que estimulam a curiosidade, o pensamento crítico e a educação científica. O objetivo da iniciativa é apresentar ideias inovadoras utilizando ciência e tecnologia aplicadas ao meio ambiente.
Durante as oficinas, além de conhecer a biodiversidade do Brasil, os participantes terão a oportunidade de aprender a utilizar ferramentas digitais, como o Google Lens, e vivenciar uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual. Também serão introduzidos à gamificação como forma de aprendizagem, desenvolvendo jogos que incentivem a preservação, sustentabilidade e proteção ambiental.
O uso da robótica será um dos destaques, demonstrando como a tecnologia pode ser aplicada na preservação do meio ambiente. Os alunos ainda participarão de uma oficina de circuito elétrico, onde criarão seu próprio inseto, que será trazido à “vida” por meio da eletricidade.
Para a secretária municipal de Projetos Especiais e Gestão de Convênios, Dayane Aragoso, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai além de uma comemoração: “As oficinas combinam teoria e prática, permitindo que cada participante explore o meio ambiente de forma interativa, dinâmica e acessível. Trabalharemos muito o senso crítico dos participantes para que utilizem a tecnologia no desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais”, destaca.
Já para o prefeito Glauco Kaizer, a tecnologia deve ser vista sob uma nova ótica: “As novas tecnologias dominaram o mundo e o mercado de trabalho, por isso nossas crianças e jovens não podem ficar de fora deste contexto. Estamos oferecendo oportunidades para todos, sem distinção. Em nossa cidade, a sustentabilidade é uma prioridade”, afirma Kaizer.
PROGRAMAÇÃO UNE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
A semana começa com a oficina Conexão entre Insetos, que contará com uma sessão de contação de histórias e, em seguida, os participantes criarão seus próprios insetos, ou reproduzirão algum existente, utilizando um circuito elétrico para dar vida a eles. A programação inclui ainda exposições de robôs e realidade virtual, seguidas pela Oficina de Fotografia Digital e Pesquisa de Plantas com Google Lens, que ensinará técnicas básicas de fotografia e pesquisa botânica com o uso da tecnologia.
Na Oficina de Modelagem 3D, os participantes aprenderão a modelar um vaso em 3D e, ao final, plantarão em seu vaso impresso. A programação também inclui a Oficina de Protótipo de Irrigação Robótica, que abordará princípios de robótica e sustentabilidade na criação de um sistema automático de irrigação de plantas. Na Oficina de Realidade Virtual, os alunos terão uma experiência imersiva nos biomas brasileiros.
O evento contará ainda com a Oficina de Inteligência Artificial e Biomas do Brasil, que abordará o uso de ferramentas de inteligência artificial para criar conteúdo educativo voltado à preservação dos biomas brasileiros, explorando sua diversidade, conhecimentos tradicionais e tecnologias sociais.
A última oficina ensinará a criar jogos com a temática de conservação ambiental. Os participantes aprenderão conceitos e estruturas de games para promover o cuidado com o ecossistema, unindo criatividade, tecnologia e conscientização ambiental.
SERVIÇO
Casa de Inovação Ziraldo
Local: Rua Hortência, 06 – Centro
Dias: 21, 22 e 23 de outubro
Horário: 8h às 17h