RIO IMAGEM BAIXADA AMPLIA OFERTA DE EXAMES PARA A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
O Rio Imagem Baixada, maior complexo público de Saúde da América Latina, ampliou a oferta de exames em seu segundo ano de funcionamento. Com a marca de 1,5 milhão de exames de imagens e laboratoriais realizados, a unidade do Governo do Estado agora oferece colonoscopia e endoscopia digestiva alta, que são realizados no Centro Cirúrgico, na modalidade de day clinic, com alta no mesmo dia.
– O Rio Imagem Baixada representa um marco na democratização da saúde no nosso estado. Ampliar a oferta de exames, com procedimentos realizados no mesmo dia, é garantir mais dignidade e agilidade para a população. Estamos investindo para que os fluminenses tenham acesso a um atendimento moderno, de excelência e mais perto de casa – destacou o governador Cláudio Castro.
Pacientes regulados de todo o estado do Rio de Janeiro são encaminhados à unidade para os procedimentos. Até agora, quase 200 exames de colonoscopia foram realizados, ajudando a desafogar a procura pelo atendimento em outras unidades. Já para a endoscopia digestiva alta, a procura foi maior, com quase 1.200 exames realizados, uma média de 180 por mês.
Indicada para a avaliação do intestino grosso e parte final do delgado, a colonoscopia é bastante eficaz para a investigação de sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia e dor abdominal. No Rio Imagem Baixada, o procedimento é feito em poucos minutos com uma sedação leve. Após um período de descanso, o paciente pode voltar para casa.
Capacidade de realizar até 40 mil exames por mês
O Rio Imagem Baixada está equipado com tecnologia de ponta e tem capacidade para realizar até 40 mil exames por mês. Dos mais simples, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama, além de cirurgias não invasivas. Hoje, a unidade atende pacientes das cidades das regiões da Baixada Fluminense, Costa Verde, Centro Sul e Sul Fluminense.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informa que as vagas para exames são distribuídas conforme a população de cada região, pelo sistema estadual de regulação- SER, que recebe dos municípios a demanda por exames.
A unidade, às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, ocupa uma área de cinco mil metros quadrados e está equipada com salas de exames de imagem e laboratório de análises clínicas.