REGIÕES DO RIO AINDA APRESENTAM RISCO MESMO COM DIMINUIÇÃO DA CHUVA
Com a possibilidade de mais chuvas nas próximas horas, regiões do estado do Rio ainda apresentam risco hidrológico. De acordo com o último boletim do Cemadem, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é a única que apresenta risco muito alto. Já o risco alto permanece em Angra dos Reis e Mangaratiba, na Costa Verde; Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Magé, na Baixada; além de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana.
Já o risco de deslizamento é muito alto nas cidades de Angra dos Reis, na Costa Verde, e Petrópolis, na Região Serrana, que foram as mais impactadas pelo temporal que caiu entre sexta à noite e sábado. Ambas estão em situação de emergência. Isso acontece porque, com o solo encharcado e instável, mesmo uma menor quantidade de chuva pode ser um risco para deslizamentos de terra.
Angra dos Reis segue sendo a cidade com maior número desalojados. Nesse momento, há 331 moradores nessa situação, sendo atendidos em abrigos da Prefeitura. No entanto, com a redução da chuva, a maioria dos pontos de apoios já foi desmobilizada.
Na cidade de Petrópolis, são 74 pessoas em abrigos e 10 pontos de apoio ainda mobilizados. Por lá, houve transbordamento do Rio Quitandinha, que alagou o centro histórico. Mas, de acordo com a GloboNews, a situação mais complicada foi na localidade Nogueira por causa transbordo do rio Piabanha. Uma força-tarefa de agentes da Prefeitura e também moradores realizava a limpeza de ruas nessa manhã. Cerca de 25% dos clientes petropolitanos da Enel estão sem fornecimento de energia.
Impacto também nas estradas. A Serra de Teresópolis está totalmente fechada desde ontem à tarde por precaução nos dois sentidos entre os km 93 e 108. Foram identificados pequenos pontos de deslizamentos na via e quedas de árvores. A estrada só deve ser liberada após vistoria constatar a segurança do tráfico. A BR-393 e a BR-040 estão sendo usadas como alternativas.
Nas últimas 24 horas, o principal acumulado de chuva foi registrado em Petrópolis, com 282 milimetros; Teresópolis registrou 245 milimetros. Na Baixada Fluminense, Duque de Caxias registrou 163 mmm; Magé 143 mm; e Guapimirim, 125 milimetros.
Na capital fluminense, situação mais tranquila, com ocorrências de quedas de árvore. A chuva para e volta, mas não houve registro de temporal mais forte nesse domingo (6).
Até agora, não foram registradas mortes por causa das chuvas.
por CBN