O seu canal de Noticias

REGIÕES DO RIO AINDA APRESENTAM RISCO MESMO COM DIMINUIÇÃO DA CHUVA

Com a possibilidade de mais chuvas nas próximas horas, regiões do estado do Rio ainda apresentam risco hidrológico. De acordo com o último boletim do Cemadem, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é a única que apresenta risco muito alto. Já o risco alto permanece em Angra dos Reis e Mangaratiba, na Costa Verde; Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Magé, na Baixada; além de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana.

Já o risco de deslizamento é muito alto nas cidades de Angra dos Reis, na Costa Verde, e Petrópolis, na Região Serrana, que foram as mais impactadas pelo temporal que caiu entre sexta à noite e sábado. Ambas estão em situação de emergência. Isso acontece porque, com o solo encharcado e instável, mesmo uma menor quantidade de chuva pode ser um risco para deslizamentos de terra.

Angra dos Reis segue sendo a cidade com maior número desalojados. Nesse momento, há 331 moradores nessa situação, sendo atendidos em abrigos da Prefeitura. No entanto, com a redução da chuva, a maioria dos pontos de apoios já foi desmobilizada.

Na cidade de Petrópolis, são 74 pessoas em abrigos e 10 pontos de apoio ainda mobilizados. Por lá, houve transbordamento do Rio Quitandinha, que alagou o centro histórico. Mas, de acordo com a GloboNews, a situação mais complicada foi na localidade Nogueira por causa transbordo do rio Piabanha. Uma força-tarefa de agentes da Prefeitura e também moradores realizava a limpeza de ruas nessa manhã. Cerca de 25% dos clientes petropolitanos da Enel estão sem fornecimento de energia.

Impacto também nas estradas. A Serra de Teresópolis está totalmente fechada desde ontem à tarde por precaução nos dois sentidos entre os km 93 e 108. Foram identificados pequenos pontos de deslizamentos na via e quedas de árvores. A estrada só deve ser liberada após vistoria constatar a segurança do tráfico. A BR-393 e a BR-040 estão sendo usadas como alternativas.

Nas últimas 24 horas, o principal acumulado de chuva foi registrado em Petrópolis, com 282 milimetros; Teresópolis registrou 245 milimetros. Na Baixada Fluminense, Duque de Caxias registrou 163 mmm; Magé 143 mm; e Guapimirim, 125 milimetros.

Na capital fluminense, situação mais tranquila, com ocorrências de quedas de árvore. A chuva para e volta, mas não houve registro de temporal mais forte nesse domingo (6).

Até agora, não foram registradas mortes por causa das chuvas.

por CBN

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.