O seu canal de Noticias

POVOS ORIGINÁRIOS SÃO O TEMA DA 13A SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO

Evento começou nesta terça-feira (05/12), em Niterói (RJ), e programação se estende até 14/12.

Começou nesta terça-feira (05) a Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), evento anual de valorização do patrimônio natural e cultural do estado do Rio de Janeiro, que tem o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre seus organizadores. A cerimônia de abertura acontece hoje à noite, às 19h, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), e contará com transmissão online, através do canal da SFP no Youtube. 

Esta é a 13ª edição da SFP, que tem como tema, neste ano, “Povos originários: cultura e desafios”. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os povos originários do Brasil, seus patrimônios materiais e imateriais e sua relação com a preservação do meio ambiente. E ainda, refletir sobre os desafios e as perspectivas para a preservação da riqueza e da diversidade da cultura indígena. 

Entre as atividades da SFP, estão o Encontro do Patrimônio Fluminense, a mostra de fotografia e poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” e a mostra de filmes “Memória em Movimento”. 

Oportunidade para dialogar e propor ações

O Encontro do Patrimônio Fluminense é o principal fórum de reflexão e discussão pública da SFP, com duração de três dias, de 06 a 08/12, no período da tarde. O evento é gratuito, aberto ao público – não é preciso se inscrever – e contará com intérpretes de Libras. 

Reunindo acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais, o Encontro é uma oportunidade para ouvir, dialogar, debater e propor ações. Entre as conversas programadas, nesta quarta-feira, 06/12, a arquiteta e urbanista do Iphan-RJ Catherine Gallois estará na mesa sobre “Cultura e identidade dos povos originários: Ações e Movimento”. 

No encerramento do Encontro, 08/12, às 16h30, serão divulgados os nomes dos vencedores da mostra de fotografia e poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”.

Já a mostra de filmes “Memória em Movimento” acontecerá entre os dias 11 e 14/12, em oito sessões, às 17h e 19h, na sala 2 do Estação Net Rio, no bairro carioca de Botafogo. Um dos responsáveis pela curadoria dos filmes, o analista do Iphan-RJ Leandro Salgueirinho, conta que 268 filmes de todo o País, entre curta e média metragens, foram inscritos na chamada aberta, realizada entre 10 e 31 de outubro deste ano. “Selecionamos 35 filmes que vão receber um prêmio simbólico e serão exibidos no período da mostra. Esperamos que os realizadores do Rio de Janeiro estejam presentes”, diz ele. Toda a programação da mostra “Memória em Movimento” pode ser conferida aqui.

Serviço:

Semana Fluminense do Patrimônio: http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/?page_id=3847

Encontro do Patrimônio Fluminense

Local: Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, em Niterói/RJ.

Cerimônia de abertura: 05/12, às 19h

Apresentações, mesas e debates: 06 a 08/12, das 14h às 17h 

Aberto ao público, sem necessidade de inscrição

Mostra de filmes “Memória em Movimento”

Local: Estação Net em Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.

Data: 11 a 14/12, 

Horários: sessões às 17h e 19h

Categoria

Cultura, Artes, História e Esportes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.