PÉ-DE-MEIA: ENTENDA COMO A FREQUÊNCIA DO ALUNO INFLUENCIA O PAGAMENTO
Histórico do comparecimento pode ser conferido nas escolas
O programa Pé-de-Meia, em vigor desde março, oferece um incentivo financeiro-educacional para estudantes do ensino médio público, visando promover a permanência e conclusão escolar. Cada aluno pode receber até R$ 9.200, condicionado a uma frequência mínima de 80% das aulas. A parcela paga refere-se à frequência em meses anteriores e considera um cálculo contínuo de presença ao longo do ano letivo.
Se a frequência mensal ficar abaixo dos 80%, a parcela desse período não será paga. No entanto, se o aluno manter a frequência de 80% nos meses seguintes, poderá receber o valor bloqueado. A frequência pode ser conferida diretamente nas escolas, e justificativas de faltas devem ser apresentadas prontamente para atualização dos registros.
Os depósitos são feitos pela Caixa Econômica Federal em uma conta aberta automaticamente para os alunos elegíveis. Menores de idade precisam do consentimento do responsável legal para movimentar a conta ou usar o aplicativo Caixa Tem, enquanto maiores de 18 anos têm a conta desbloqueada automaticamente. Mais informações estão disponíveis na seção de Perguntas Frequentes do site do Ministério da Educação.