PAPO RETO SEM MIMIMI
Por: Amaury Oliveira
“AGRO FINANCIA TENTATIVA DE GOLPE E ASSASSINATO DE LULA.”
A prisão do general de 4 estrelas, Walter Souza Braga Netto, na sua residência em Copacabana no sábado (14/12), um dia após dos 40 anos do ato AI – 5. A prisão do general Braga Netto caiu como uma bomba no meio militar. As novas delações de Mauro Cid, ajudante de ordem da presidência no governo Bolsonaro, fez com que a policia Federal pedisse ao supremo tribunal federal a prisão do general. Cid relatou as reuniões organizadas pelo general Braga Netto, ex ministro da casa civil, da defesa e vice na chapa presidencial de Messias Bolsonaro. O ex. Presidente, os generais Heleno e Braga, são os principais mentores do golpe. O ‘’punhal verde e amarelo’’ cravado nas costas do General Braga pelo coronel Mauro Cid abre um precedente na história Brasileira ao colocar na cadeia o primeiro general 4 estrela.
Braga Netto foi preso por conduta dolosa na tentativa de obstruir informações de terceiros na investigação em curso para punir os mentores, e executores do golpe que foi dado em 8 de janeiro de 2023. Braga Netto está ‘’encarcerado’’ em uma suíte na 1ª divisão do exército, na Vila Militar que é subordinado ao comando Militar do Leste. A prisão especial é uma prerrogativa dos militares.
O relato do coronel Cid, em uma das reuniões, descreve que Braga entregou $100.000 mil que foi arrecado junto aos empresários do Agro Negócios, para o major Rafael de Oliveira que faz parte dos KIDS PRETOS (tropa de elite do exército), com o intuito de executar a ação para desestabilizar o processo democrático da eleição de 2022, quando a chapa de Lula e Alckmin se sagraram vencedora. No bojo da ação era para executar Lula, Alckmin e Moraes.
Depois do golpe em que Messias Bolsonaro permaneceria na presidência, tendo Braga e Heleno no gabinete institucional para comandar o País junto com o presidente, era o que estava sendo planejado. A curto prazo seria o golpe dentro do golpe, já que Braga e Heleno iriam dá as cartas, tirando de Bolsonaro o protagonismo de exercer o papel de chefe de Estado.
O golpe não se concretizou porque o comandante do exército, general Freire Gomes e o brigadeiro Batista Junior, comandante da Aeronáutica resistiram em não apoiar. Em consequência ao ato de patriotismo, suas famílias foram perseguidas por ordem de Braga Netto. O general quatro estrelas chegou a falar para colocar as cabeças dos dois comandantes para os leões.
A estrutura do Partido Liberal também era usada para planejar e implementar o golpe.
A prisão de Braga Netto acontece no momento que está em tramitação no congresso a PEC militar.