OFICINAS VARIADAS E GRATUITAS NOS CRAS DE MESQUITA
Seis unidades da cidade e Centro Municipal de Longevidade oferecem atividades em diferentes segmentos, como cultura, lazer e beleza
Uma das missões dos Centros de Referência de Assistência Social é promover a inclusão. Isso é refletido em diversos trabalhos, como na oferta de oficinas gratuitas em diferentes segmentos. Ao todo, são 11 atividades disponíveis nos seis CRAS e no Centro Municipal de Longevidade, sendo elas de Artesanato, Música, Funcional, Maquiagem, Barbeiro, Tranças, Cílios e Sobrancelhas, Dança, Jardinagem, Natação e Hidroginástica.
Apesar de não serem profissionalizantes, as oficinas ajudam na descoberta de novos hobbies e interesses profissionais, além de serem ótimas oportunidades para desenvolver a interação social. Para mais, elas possuem ainda caráter socioeducativo, o que ajuda na missão de estabelecer a promoção social. “Em cada unidade, temos relações muito duradouras. Tanto entre os usuários, quanto dos usuários com os profissionais. Com isso, conseguimos construir redes de apoio e expandir as conexões para além dos equipamentos. Isso vai muito de encontro com o objetivo da Assistência em si, que é abraçar o cidadão e orientá-lo na busca pelo que é dele por direito”, comenta Nara Cristina Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social do município.
As oficinas de Natação e Hidroginástica são realizadas no Espaço Convive, em Santa Terezinha, enquanto a de Jardinagem, nas localidades do CRAS Banco de Areia. Elas, no entanto, acolhem os usuários de todos os Centros de Referência de Assistência Social de Mesquita. As inscrições para as duas primeiras devem ser feitas no CRAS Santa Terezinha, que fica na Rua Hélio Mendes do Amaral 220. Os documentos necessários são CPF, comprovante de residência e atestado médico. Já as atividades de Jardinagem podem ser realizadas no CRAS onde o munícipe já é atendido. Se as turmas estiverem cheias, o munícipe entrará em uma lista de espera.
CRAS de Mesquita
Hoje, Mesquita conta com seis CRAS espalhados pela cidade. Estes equipamentos são elos entre a população e a Assistência Social, onde os moradores encontram atendimento socioassistencial, orientações e acolhimento. Para se inscrever em uma das oficinas, o munícipe precisa levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência ao CRAS mais próximo de casa.
Confira os endereços:
CRAS Chatuba – Rua Adolfo de Albuquerque 398.
CRAS Banco de Areia – Rua Bicuíba 48.
CRAS Juscelino – Avenida São Paulo 465.
CRAS Rocha Sobrinho – Avenida Coelho da Rocha 1426.
CRAS Santa Terezinha – Rua Hélio Mendes do Amaral 220.
CRAS Santo Elias – Rua Cesário 659.