NOVOS VEREADORES MIRINS DA CÂMARA JUVENIL TOMARÃO POSSE NO PALÁCIO PEDRO ERNESTO
A Câmara Juvenil inicia, nesta sexta-feira (11/04), sua terceira legislatura, com a posse de novos parlamentares mirins. Ao todo, 51 estudantes da rede pública municipal assumirão seus mandatos como vereadores no Plenário do Palácio Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a partir das 14h.
Os jovens terão a missão de pensar o futuro da cidade, propor e votar projetos de lei voltados para a solução de problemas que impactam diretamente seu cotidiano. Além disso, vão aprender sobre o funcionamento do sistema político e do Poder Legislativo brasileiro, a organização do Estado e outros temas fundamentais para a compreensão da democracia.
O projeto foi idealizado pelo presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (PSD), e implementado pela primeira vez em 2023. Desde então, tem se consolidado como uma política pública de formação cidadã e estímulo ao protagonismo juvenil. “A Câmara Juvenil veio para ficar. Tem se mostrado uma iniciativa essencial para fomentar a participação dos jovens na política e fortalecer o exercício da cidadania”, afirma Caiado.
“O Parlamento Juvenil é uma ferramenta valiosa na formação cívica dos jovens. Ele os empodera ao permitir que debatam ideias, desenvolvam liderança e compreendam na prática o processo legislativo, preparando-os para serem cidadãos ativos e conscientes em uma sociedade democrática”, explica Márcia Rocha, responsável pela Câmara Juvenil e diretora do Centro Cultural da Câmara. Instituído pela Resolução nº 1.577/2022, o programa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME). Todos os vereadores mirins têm entre 10 e 17 anos, estão matriculados do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e foram escolhidos de forma proporcional entre as Coordenadorias Regionais de Educação, garantindo a representatividade dos diferentes territórios da cidade.