MUTIRÃO DE LIMPEZA NO RIO ACHA ATÉ PANELA E PNEUS PERTO DE ILHAS, MAS CELEBRA QUEDA DE RESÍDUOS EM PRAIA
Se no mar há vestígios de falta de consciência, Projeto Ilhas do Rio comemorou que, pela 1ª vez em mais de 10 anos de mutirões, nenhum lixo foi encontrado em terra nas ilhas.
O Projeto Ilhas do Rio realizou um mutirão de limpeza no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, no último sábado (23). Na quarta-feira, foi divulgado o balanço, que celebrou a queda na quantidade de lixo achado nas praias e, pela primeira vez em 10 anos de mutirões, a ausência de resíduos em terras insulares.
No fundo do mar, no entanto, vestígios da falta de consciência: uma panela de pressão e pneus foram encontrados por mergulhadores.
“Isso mostra que embarcações que estão nos arredores vêm tomando pouco cuidado com seus equipamentos, e a presença desse material no fundo do mar causa danos tanto à vida marinha quanto aos visitantes, mergulhadores, que podem se ferir com objetos como esses”, explica Tatiana Ribeiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Segundo a assessoria de imprensa do Projeto Ilhas do Rio, foi a primeira vez que pouco lixo foi encontrado na areia da praia do Leblon: 7 kg, entre plásticos e bitucas de cigarro.
No Posto 11, um ponto de coleta seletiva foi montado para receber lixo eletrônico e óleo de cozinha. Ao todo, 200 kg em eletrônicos e 5 litros de óleo foram receptados.
Por g1 Rio