MINISTRA ANUNCIA REPATRIAÇÃO DE CIENTISTAS DOS EUA E ARGENTINA
A ministra da Ciência, Inovação e Tecnologia, Luciana Santos, antecipou que a pasta trabalha para publicar um novo edital chamado de Atração e Fixação de Talentos, do programa Conhecimento Brasil, para receber cientistas brasileiros que concordaram voltar dos Estados Unidos e Argentina.
Na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Luciana explicou aos deputados que o Conhecimento Brasil é um dos dez programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Ela diz que o programa é inovador, não existia antes. O presidente Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, coordena o projeto junto com o diretor científico do órgão, Olival Freire.
“Antecipo aqui para vocês que o Ricardo Galvão me procurou, há um pouco mais de 15 dias, junto com a presidenta da Capes, Denise Carvalho, e vamos fazer um específico para os cientistas brasileiros que estão nos Estados Unidos e na Argentina – e que estão topando voltar ao Brasil. Vamos fazer exclusivo para atrair de volta a inteligência brasileira”, anunciou sob aplausos, na última semana.
No ano passado, o ministério publicou um edital do programa para diversos países. “A resultante é extraordinária: são mais de 2.500 brasileiros e brasileiras que topam contribuir com o Brasil. Alguns deles continuarão nos países em que estão, mas vão contribuir de desafios brasileiros em pesquisa em rede, e 1.573 topam voltar ao Brasil”, disse.
por 247