MENINO QUE NASCEU DO TAMANHO DE UMA LATINHA COMEMORA 1º ANIVERSÁRIO
Leovani Vera nasceu prematuro, com apenas 27 semanas de gestação. O bebê pesava apenas 410 gramas e precisou passar 4 meses no hospital
Um menino do Texas (EUA) que nasceu do tamanho de uma latinha de refrigerante comemorou o primeiro aniversário há um mês. Leovani Vera é considerado pela família um milagre. Ele nasceu na 27ª semana de gestação, com apenas 410 gramas. Era tão pequeno que a aliança do pai cabia no pulso dele.
“Vê-lo comemorar o primeiro aniversário foi como um círculo completo para mim. Leovani é meu milagre, e estou muito feliz em poder dizer que ele é um menino de um ano feliz e saudável”, celebrou a mãe, Isabel Vera, de 32 anos, em entrevista ao jornal Mirror.
Segundo Isabel, o crescimento de Leo (como é chamado pela família) começou a desacelerar nos primeiros meses de gravidez. Na ultrassonografia de 20 semanas, ele tinha o tamanho de um bebê de 15 semanas. O fluxo sanguíneo da mãe também se tornou uma preocupação para os médicos, pois os nutrientes não estavam chegando ao bebê.
O parto ocorreu em dezembro de 2022, na 27ª semana de gestação – quase três meses antes da data prevista. Isabel tinha pressão alta, com risco de pré-eclâmpsia. “Implorei para que os médicos fizessem o que pudessem”, disse.
Partos prematuros como o de Leovani fazem com que o bebê não tenha tempo suficiente para desenvolver todos os órgãos plenamente, as crianças também ficam mais vulneráveis a infecções e a doenças como asma.
Leovani passou quatro meses em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) para ganhar peso e aprender a respirar sozinho antes de receber alta.
Por Bethânia Nunes