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INSTITUTO VINI JR. CHEGA A MESQUITA

Inauguração de Centro de Tecnologias Educacionais Base aconteceu nas escolas municipais Doutor Manoel Reis e Machado de Assis

A Educação de Mesquita ganhou reforço no processo de gamificação e modernização do ensino público da rede municipal. Trata-se da inauguração de dois Centros de Tecnologias Educacionais Base, do instituto do jogador de futebol Vini Jr.: um na Escola Municipal Doutor Manoel Reis e outro na Escola Municipal Machado de Assis. O CT Base é um polo de inovação inserido na escola pública cuja ambientação é inspirada em elementos do futebol. Há pufes em formato de bola, piso de grama sintética e fotos do atleta, entre outros exemplos que compõem o cenário. Além disso, esses espaços contemplam infraestrutura com dez smartphones, tablet, notebook e televisão smart, que são utilizados para que os alunos do primeiro ao quinto ano – ou seja, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – aprendam se divertindo e sendo desafiados.

A tecnologia deixa a imaginação do aluno livre e ajuda nesse processo de captação da atenção dele para o aprendizado. Isso, claro, tendo o próprio professor como mediador dessa aprendizagem. A gente já aposta na gamificação nas escolas da rede pública municipal e a chegada do Instituto Vini Jr. nesse processo só mostra o quanto estamos focados em elevar a qualidade do ensino”, defende Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.

No CT Base, os alunos podem navegar pelo Aplicativo Base, que também foi desenvolvido pelo Instituto Vini Jr. O software educacional é referenciado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e usa a linguagem do futebol para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.

Essa parceria é muito mais do que ‘uma sala bonita’. É um ambiente que mostra que existem várias formas de aprender: pode ser num pufe em formato de bola, jogando no Aplicativo Base ou deitado na grama, por exemplo. Essa ambiência, que usa referências do futebol, favorece o processo de ensino-aprendizagem e foi pensada para ser uma aliada dos educadores”, aponta Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.

De cara, a novidade empolgou os alunos. Na Escola Municipal Machado de Assis, Fernanda Apolinário Guimarães, do quinto ano, foi uma das primeiras a experimentar o aplicativo Base. E a primeira impressão não poderia ter sido melhor. “É um jogo que dá para a gente entender o que está pedindo e de uma forma bem fácil. Acho que incentiva muito o nosso aprendizado. Eu amei”, derrete-se a menina, que tem 10 anos.

Além das duas unidades que ganharam Centros de Tecnologias Educacionais Base, outras quatro da rede pública municipal de Mesquita já estão confirmadas no convênio estabelecido com o instituto do jogador de futebol Vini Jr. A primeira delas será a Escola Municipal Genair Ramos Gabriel, no bairro da Chatuba.

Gamificação e informatização

Entre as 37 escolas públicas de Mesquita, 29 já estão dentro dos padrões de informatização, equipadas com notebooks conectados por wi-fi. Já em relação à gamificação, mais de 8.600 alunos de 18 unidades já utilizam o novo modelo de ensino, que permite um trabalho mais interativo e prático dos educadores, resultando em aulas ainda mais dinâmicas. Estas unidades contam também com tablets para esse processo.

Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental também participam do projeto de gamificação “Jovens Gênios”, que utiliza uma ferramenta pedagógica para jogos educacionais. O foco é proporcionar inclusões sociais e despertar mais o interesse dos estudantes. Nesse contexto, a rede pública municipal de ensino conta ainda com o “Educa + Mesquita”, que possibilita aos professores e coordenadores realizarem tarefas pela internet, como a elaboração de plano de aulas e provas e o lançamento de faltas e conceitos. Tudo para agilizar e digitalizar o trabalho.

A cultura digital é uma das dez competências gerais para o pleno desenvolvimento do estudante previstas na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Além dos tablets, notebooks e sistemas educacionais serem importantes ferramentas pedagógicas, o mundo está cada vez mais tecnológico. Então, não dá para desvincular esse avanço da informatização das práticas educacionais”, diz a subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa.

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