O seu canal de Noticias

ESTUDAR ATÉ PASSAR!

Professor Matheus Vinicius – A REDAÇÃO PADRÃO 2

Após as primeiras orientações sobre o exame discursivo do seu concurso, é preciso saber como redigir sua redação. Estas orientações a seguir somadas àquelas da parte 1 irão te ajudar a produzir um texto no padrão da sua banca e em um tempo aceitável. Importante ressaltar que o intuito aqui é facilitar a sua preparação, não substituir as suas aulas.

Antes da construção do seu texto, saiba que a estética do texto também é importante. Por isso, evite parágrafos muito longos que sejam sem objetividade. Vá direto ao ponto, colocando as informações mais importantes logo no início do parágrafo. Evite também, se possível, mudar a ordem direta das frases(Sujeito-Verbo-Complemento). Qual frase fica melhor para você? 1) Após corrigir muitas redações, desgastado mentalmente estará o corretor da banca. 2) O corretor da banca estará desgastado mentalmente após corrigir muitas redações. Percebeu que há uma diferença? Então siga as instruções abaixo e escreva no padrão da banca:

A) PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO

É onde estará a sua tese, aquilo que você acredita e irá argumentar sobre o tema proposto pela banca. Suas ideias principais devem ser apresentadas na sua introdução. Qual sua opinião sobre o assunto? Sobre o que irá falar ao longo da sua redação? Use palavras chaves para explicar o que vai ser abordado por você no texto. Seu início pode ser de algumas formas: usando citações de autores famosos, ilustrando uma cena cotidiana, trazendo dados estatísticos, apresentando a definição do tema, etc. Isso será apenas uma técnica que ao longo da sua preparação irá sair naturalmente. O importante é introduzir o assunto. Lembre-se que a introdução deve ser menor que os parágrafos de desenvolvimento. Exponha seu posicionamento com clareza e vá direto ao ponto!

B) PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO

Como o nome sugere, é aqui que você irá desenvolver o posicionamento apresentado na introdução. Aqui serão usadas as técnicas para defender suas opiniões, toda sua argumentação. Sua tese é composta de ideias centrais, e aqui essas ideias serão abordadas, de preferência, separadamente. Separe um parágrafo para cada tópico da sua tese. É uma boa medida para o seu texto. Lembre-se que o seu argumento é a ideia apresentada na tese somada de fatos concretos. Sua missão aqui é mostrar de forma palpável sua opinião da introdução, aqui você expõe a razão da sua tese, o motivo de você considerar verdade. É bom ser original, mas sem tentar revolucionar. Uma boa recomendação é desenvolver seu parágrafo em 6 linhas ou menos, fica esteticamente agradável. E tente não misturar os argumentos da tese no mesmo parágrafo.

C) PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO

Aqui você fecha sua redação. A ideia do texto, seus argumentos e posicionamentos serão reforçados nesse parágrafo. Sua conclusão não pode ficar de fora, mesmo que ultrapasse o limite de linhas da sua banca. Você pode apresentar um resumo do seu texto em poucas palavras. Não será uma nova argumentação, apenas reforçar o que já foi mencionado. Uma técnica muito usada é parafrasear a tese apresentada na introdução. “Portanto”, “dado o exposto acima”, “em suma” são expressões que iniciam esse parágrafo, pois dão a ideia de conclusão e fechamento na sua redação. Faça um bom fechamento de texto, é a última coisa que o corretor irá ler.

O exame discursivo é um desafio à parte! Por isso, siga essas instruções e seja aprovado!

ESTUDAR ATÉ PASSAR!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.