DOENÇAS DOS CÃES E GATOS NO INVERNO
Nós humanos sentimos quando caem as temperaturas, os primeiros efeitos são as alergias respiratórias, resfriados e gripes, os cães e gatos também são vulneráveis às mudanças de temperatura e, por isso, precisam de cuidados redobrados.
As principais doenças que afetam nossos pets durante o inverno são: gripe, asma, hérnia de disco, dores articulares, rinotraqueíte em gatos e cinomose em cães. Garantir a saúde dos bichinhos em épocas mais frias, como nos meses de maio, junho e julho.
GRIPE – Quando a doença se manifesta , ela pode apresentar sintomas como tosse persistente, coriza, perda de apetite, febre e apatia.
A vacina contra gripe canina deve ser administrada em filhotes a partir de de 6 meses. São duas doses e oferece imunidade por um ano, sendo necessário o reforço anual.
ASMA – Apresenta sintomas como a gripe, mas a respiração fica prejudicda, com tosse que parece que está engasgada e mudança de coloração dos lábios.
CINOMOSE E RINOTRAQUEÍTE
São doenças virais bem comuns nessa época do ano em que caem as temperaturas. A melhor escolha é a prevenção, feita através da vacinação.
CINOMOSE – acomete apenas os cães, com sintomas digestivos, respiratórios e neurológicos.
OSTEOARTRITE – doença degenerativa das articulações. Que causa dor e inflamação, frequente em cães, causados pelo desgaste das cartilagens que formam as articulações. Diminuindo a amplitude de movimentos.
É importante observar o seu amiguinho nessa época de frio.
HÉRNIA DE DISCO – doença degenerativa que prejudica os discos intervertebrais, ou seja, pode acometer qualquer região do pescoço ou coluna. Os sintomas são alterações na postura (coluna encurvada), incoordenação motora, vocalização ou choros, dificuldade de se movimentar e fazer as necessidades.
Tratamento que pode ser feito com acupuntura, medicamentos e em casos graves, existe a necessidade de cirurgia.
RINOTRAQUEÍTE – Doença exclusivamente dos gatos com sintomas semelhantes aos de uma gripe humana, causa espirros, secreção nasal , ocular , apatia e febre e desidratação. A transmissão geralmente ocorre em comedouros, bebedouros e camas para gatos compartilhados entre pets saudáveis e doentes.
RINOTRAQUEÍTE INFECCIOSA FELINA – Rinotraqueíte Infecciosa Felina – altamente contagiosa. O vírus é transmitido por contato com secreções nasais, oculares e lacrimais, além da saliva e aerossóis – e seu período de incubação é curto. Geralmente, quando em um ambiente existe mais de um animal, todos acabam sendo acometidos. O quadro pode persistir por 3 semanas.
CALICIVIROSE FELINA – causada por um vírus e é conhecida mundialmente como a doença viral que mais acomete os felinos. Muitas vezes, pode ser confundida com a Rinotraqueíte Viral Felina. Este vírus se caracteriza por ser altamente mutável e altamente contagioso.
Procure sempre orientação de um médico veterinário o mais rápido possível a quaisquer sintomas.
É a melhor maneira de prevenir as doenças de inverno em cães e gatos, levando os pets para consultas regulares com o médico veterinário e mantendo as vacinas em dia.
Sempre mantendo-os aquecidos. Pois sentem frio como nós.
A vacinação inicial, quando o felino é filhote, deve iniciar entre sete e nove semanas de idade. Após isso, deve ser realizado o reforço anual. Além disso, a vacina da raiva deve ser obrigatoriamente realizada de acordo com a legislação brasileira.
Você deve ficar atento aos sinais que seu animal demonstra, e conversar com o veterinário de confiança para avaliação do quadro clínico.
Por: Redação