Curso para agentes culturais abre inscrições para moradores de favelas
O programa vai acontecer no Complexo da Maré
O curso “Formação Escuta” abre inscrições para a população das periferias e favelas do Rio de Janeiro, dando preferência a pessoas negras, indígenas, da comunidade LGBTQIA+ e de baixa renda. Promovido pela UNIperiferias e Instituto Moreira Salles (IMS), o programa gratuito oferece 20 vagas e uma bolsa-auxílio de R$ 200 aos alunos. As inscrições podem ser feitas até 18 de julho.
As aulas começam no dia 08 de agosto e vão até 02 de outubro na sede da UNIperiferias, na favela da Maré, zona norte do Rio. O curso acontecerá em dias alternados, das 18h30 às 21h, contemplando sete aulas e cinco visitas técnicas. As aulas vão abordar diversos temas pertinentes ao processo curatorial e à atuação profissional da área como leis de incentivo à cultura, captação de recursos e elaboração de projetos.
Profissionais experientes do mercado como Milena Manfredini, Lorraine Mendes, Jean Carlos Azuos, Clementino Jr, Rodrigo Cae, Rôssi Alves Gonçalves, Mariana Sobreira, Natalia Simonete e Carlos Ferreira ministrarão as aulas. A intenção é fortalecer e melhorar as práticas de produção cultural, bem como o pensamento curatorial nas áreas de música, artes visuais, cinema e literatura.
Ao final do curso, o objetivo é que os participantes estejam motivados e seguros para aproveitar as oportunidades no mercado cultural, além de estabelecer redes e canais para a disseminação do conhecimento.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link: https://docs.google.com/forms/u/1/d/e/1FAIpQLSfH692FAM6bAJItxxHYAgmSQbUey4fg9mp0-sK5hqmE824XVQ/viewform?usp=send_form
Por Vozdascomunidades