COLISÃO COM PÁSSAROS PODE TER SIDO A CAUSA DE QUEDA DE AVIÃO NO CAZAQUISTÃO, DIZEM AUTORIDADES
Autoridades confirmaram 32 sobreviventes entre as 67 pessoas a bordo, mas alertam que número de vítimas pode aumentar devido à gravidade do acidente
A queda do avião da Azerbaijan Airlines, modelo Embraer 190, que seguia de Baku, Azerbaijão, para Grozny, na Rússia, pode ter sido causada por uma colisão da aeronave com um bando de pássaros, que levou o piloto a desviar o voo para um aeródromo alternativo, destaca a agência Sputnik. Inicialmente, as autoridades confirmaram que 32 pessoas sobreviveram ao acidente, mas o Gabinete do Procurador-Geral do Azerbaijão alertou que esse número poderia ser alterado, uma vez que a situação ainda está sendo analisada.
O avião transportava 42 cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, 6 do Cazaquistão e 3 do Quirguistão. Entre os sobreviventes, dois são crianças, e nove encontram-se em estado grave, de acordo com informações do centro de crise do Ministério de Emergências do Cazaquistão.
O piloto, após a colisão com os pássaros, havia inicialmente redirecionado a aeronave para a cidade de Makhachkala, na Rússia, antes de finalmente decidir aterrissar em Aktau. O Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão segue monitorando a recuperação dos feridos e investigando os detalhes do acidente.
Segundo o jornal O Globo, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, encurtou uma visita à Rússia, onde deveria participar de uma cúpula informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes, um agrupamento que reúne países que compunham a União Soviética.
Em nota, a Embraer afirmou que está “pronta para auxiliar todas as autoridades relevantes” em relação ao caso. Além disso, a empresa também disse que fornecerá novas atualizações assim que mais informações forem confirmadas e autorizadas para divulgação.
Por Brasil 247