O seu canal de Noticias

BAIRROS DO RIO PELAS LENTES DAS NOVAS GERAÇÕES DE MORADORES

Seis curtas-metragens produzidos por alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro, Macaé e da Escola Estadual Indígena Kijetxawe Zabelê, na Bahia, serão exibidos no dia 6 de dezembro, das 10h às 13h, no Cine Estação NET Rio, em Botafogo. A mostra integra o Programa Imagens em Movimento (PIM), iniciativa da ONG RAIAR que oferece oficinas gratuitas de cinema no contraturno escolar, promovendo uma aprendizagem crítica e criativa da linguagem audiovisual.

O PIM é parceiro da rede internacional “Cinema, Cem anos de Juventude”, fundada na França em 1995, que reúne cineastas e educadores de 15 países. Anualmente, a rede define um tema pedagógico e promove encontros internacionais, como o realizado em Lisboa em junho de 2024, com participação de duas alunas do PIM e do cineasta Pedro Costa.

Os filmes refletem as preocupações dos jovens e abordam temas como vendedores ambulantes dos trens, infância e violência na Penha, o Parque de Madureira e histórias de trabalhadores do bairro de Fátima. Destaque também para “Os filhos de Zabelê”, sobre Luciana Ferreira, líder indígena que revitalizou a língua patxohã e fundou a primeira escola indígena de Cumuruxatiba.

Desde 2011, o PIM já beneficiou 2.730 alunos e 220 educadores, com mais de 220 filmes produzidos. A mostra também será exibida em Várzea Paulista (SP), Camaçari (BA), Macaé (RJ) e Vitória (ES).

Serviço
Data: 6 de dezembro
Horário: 10h às 13h
Local: Cine Estação NET Rio, Botafogo
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.