ZELENSKY DIZ QUE ESTÁ PRONTO PARA QUALQUER NEGOCIAÇÃO COM A RÚSSIA
“Estamos prontos para qualquer negociação com eles, qualquer uma”, enfatizou o líder de Kiev
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que Kiev está pronta para qualquer tipo de negociação com a Rússia após um cessar-fogo completo, mas ainda não revogou o decreto que proíbe tais negociações.
“Se os russos estiverem prontos para um cessar-fogo completo… estamos prontos para qualquer negociação com eles, qualquer uma”, disse Zelensky em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (23), de acordo com a agência Sputnik.
Zelensky assinou um decreto proibindo negociações com a liderança russa em outubro de 2022.
Nos últimos dias, o Washington Post informou que as propostas norte-americanas podem incluir o reconhecimento formal da Crimeia como parte da Rússia e a suspensão de sanções contra Moscou. Já o Financial Times afirmou que o Kremlin estaria disposto a interromper as hostilidades nas linhas de frente atuais.
No final de janeiro de 2025, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que, caso haja o desejo de encontrar uma solução de compromisso, as negociações sobre a Ucrânia podem ser realizadas com qualquer parte.
Segundo o líder russo, a questão reside na assinatura final dos documentos, já que Zelensky, cujo mandato expirou em maio de 2024, não teria legitimidade para assinar qualquer acordo. Além disso, Putin lembrou que Kiev precisa encontrar uma forma de revogar o decreto assinado anteriormente por Zelensky que proíbe negociações com a Rússia.
Por Brasil 247