WILSON BESERRA
FESTIVAL DELÍCIAS DO VALE DO CAFÉ APRESENTA PRATOS DA TERCEIRA EDIÇÃO QUE ACONTECE EM JUNHO
O Festival Delícias do Vale do Café, que acontece entre os dias 07 e 16 de junho, apresenta os pratos participantes da terceira edição do evento, que envolve cafés, docerias, sanduicherias e restaurantes, além de fazendas históricas. Em 2024, a personalidade homenageada é Eufrásia Teixeira Leite, natural de Vassouras e primeira mulher a investir na Bolsa de Valores, nos anos 1870. À frente de seu tempo, o estilo de Eufrásia foi referência para a criação de diversas receitas inéditas – em especial, as sobremesas.
O festival reúne, ainda, produtores e artesãos da região, somando mais de 80 participantes de 11 municípios que compõem o Vale do Café: Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Rio das Flores, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Rio Claro, além dos distritos Ipiabas e Conservatória. “. Em breve, toda a programação do evento poderá ser consultada no site www.deliciasdovaledocafe.com.br.
CULTURA AFRICANA É TEMA DA SEMANA DO BRINCAR EM RESENDE
Com o tema, “Vem Brincar com a Cultura Africana!”, terminou na quarta-feira, a Semana do Brincar, promovida pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação do município. A atividade, iniciada na segunda-feira, dia 27, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de diferentes idades, condições físicas e culturas. Todas as escolas municipais da cidade vão fomentar a prática do brincar de forma coletiva e em diferentes espaços, abordando a relação da criança com a cultura africana.
Por meio da Lei Municipal 3.172/2015, todos os anos a Secretaria Municipal de Educação mobiliza a rede de ensino sobre a importância de brincar para o desenvolvimento infantil, valorizando o espaço com brincadeiras e interações. São desenvolvidas habilidades cognitivas, motoras e psicomotricidade; criatividade, fantasia e imaginação; brincadeiras de diferentes culturas para conhecimento e apropriação de novas formas de brincar; socialização entre as crianças, adultos, comunidade escolar e famílias; além de cultura brincante nos diferentes espaços dentro e fora da escola.
RIO CLARO ULTRAPASSA 3 MIL CASOS E TEM 17 ÓBITOS POR DENGUE
Boletim emitido na quarta-feira (29) pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro aponta 17 óbitos por dengue neste ano no munícipio, com três confirmações desde o último boletim, há cinco dias. Rio Claro tem quatro óbitos em investigação e um total de 3.079 casos da doença, 492 a mais que no boletim anterior, que registrava 2.587 casos.
A Fundação Municipal de Saúde reforça a importância da procura por atendimento médico antes do agravamento da doença. A prefeitura mantém em funcionamento centro de atendimento a pessoas com sintomas de dengue. O serviço de saúde funciona diariamente, incluindo finais de semana, das 7 às 19 horas, em prédio da Udam, na Rua 11, entre avenidas 30 e 32, Santana.