WILSON BESERRA
Lei cria Casa do Autista em Mangaratiba
Centro de tratamento é inédito na Costa Verde e não tem ainda data de inauguração
Em uma sessão histórica, a Câmara Municipal de Mangaratiba promulgou a lei que estabelece a criação da Casa do Autista, um espaço dedicado ao atendimento e à inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no município. A lei, de autoria dos vereadores Alessandro Portugal e Hugo Graçano, representa um marco significativo na política pública de inclusão na região da Costa Verde.
A iniciativa dos vereadores foi inspirada por um projeto semelhante existente no município de Maricá, RJ. Com o objetivo de adaptar e implementar uma proposta que atendesse às necessidades locais, ambos realizaram uma pesquisa detalhada, incluindo visitas e estudos da legislação vigente em Maricá, para trazer a melhor versão do projeto para Mangaratiba.
. A Lei 1.533 foi promulgada no último dia 5 de março e agora o próximo passo é colocá-la em prática.
Aos 119 anos, moradora de Itaperuna é a mulher mais idosa do mundo
Aos 119 anos, moradora de Itaperuna é a mulher mais idosa do mundo. Foto: divulgação
A mulher mais idosa do mundo é brasileira, e do Estado do Rio. Nascida em 1905, Deolira Glicéria da Silva, moradora de Itaperuna, no Norte Fluminense, comemorou nesta semana o aniversário de 119 anos. A idade, comprovada na identidade e certidão de nascimento, faz com que ela quebre a marca da espanhola María Branyas que, aos 116 anos, consta no Guinness Book, o livro dos recordes.
Dona Deolira tem dificuldade de locomoção e utiliza cadeira de rodas, devido a uma queda há pouco mais de 10 anos. Também tem baixa audição, mas, segundo a família, a visão é perfeita. A idosa tem sete filhos, 17 netos, 40 bisnetos e 37 tataranetos.
A família vai realizar o registro do recorde, e uma equipe do Guinness Book vai analisar os dados para oficializar a informação.
Saquarema receberá 1° Campeonato de Tosadores
A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais realizará a primeira edição do Campeonato de Tosa de Saquarema. O evento acontecerá no dia 24 (domingo), das 08 às 17 horas, no Saquarema Futebol Clube.
Tendo como público-alvo os tosadores de animais, o evento é aberto à população que poderá torcer e se encantar com os pets que servirão de modelos para os profissionais. Denominados groomer, que traduzido significa aparador, o profissional é uma figura cada vez mais importante em um cenário econômico que cresce a cada dia em todo o país. De acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil ocupa a terceira posição no ranking global de faturamento no segmento pet, com uma fatia de 4,95%. Este cenário coloca o país atrás apenas dos Estados Unidos, responsáveis por 43,7% do mercado, e da China, que detém 8,7%. No contexto atual, a indústria de produtos para animais de estimação projeta um crescimento de 10,6% em seu faturamento para este ano, alcançando a marca de R$ 46,42 bilhões.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Legislativo de Resende aprova Lei que estabelece Programa Antibullying nas escolas
O combate ao bullying nas escolas agora é lei em Resende. O Plenário da Câmara Municipal aprovou, recentemente, a Lei nº 4.178 de 2024, que estabelece a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à intimidação sistemática nas escolas públicas da educação básica do município. A norma é de autoria do vereador Fábio Lucas de Almeida (Avante) e já está em vigor.
De acordo com a nova lei municipal institui a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying nas escolas públicas da educação básica. Para tanto, a lei considera bullying qualquer ação ou situação de intimidação física ou psicológica realizada de forma repetitiva e intencional por um ou mais estudantes contra outro(s) de forma a causar medo, angústia, sofrimento ou isolamento, bem como prejudicar o desempenho escolar.
As medidas devem incluir a implantação de programas educacionais sobre o tema, com destaque para os seus impactos e a prevenção; a realização de campanhas de conscientização regulares com a participação de alunos, professores e pais; e protocolos de denúncia e acompanhamento.
Rio de Janeiro: III Curso de Capacitação em Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
Por Vatican News
“Abril Verde – Gestão Pública e Respeito à Liberdade Religiosa” será o tema do III Curso de Capacitação em Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, que ocorrerá nos dias 4, 11, e 18 de abril, das 20h às 21h45, na modalidade remota (online). Neste ano, o curso se dará no âmbito do mês temático ‘”Abril Verde”, instituído em 2021, no Estado do Rio de Janeiro. Durante este período mensal, são previstas ações de combate, prevenção e conscientização sobre a intolerância religiosa.
Este III Curso tem, como objetivo, contribuir para a capacitação de profissionais que trabalham em ambientes, nos quais, a diversidade religiosa esteja em risco ou, o melhor, esteja em processo de consolidação. Toda organização do evento foi elaborada pela já firme parceria entre a Comissão Arquidiocesana do Rio de Janeiro para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, a Comissão de Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa da 32ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Rio de Janeiro, a Assessoria Especial para o Ensino Religioso da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o Setor de Cultura Religiosa (Departamento de Teologia) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).