WILSON BESERRA
ALERJ APROVA PRIORIDADE DE ATENDIMENTO PARA PESSOAS RARAS
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na quarta-feira (13), o Projeto de Lei 2.118/23, que prevê atendimento prioritário para pessoas com doenças raras nos órgãos públicos fluminenses; e o Projeto de Lei 2.501/23, que prevê a prioridade nas unidades de saúde públicas ou privadas. As medidas são de autoria original do deputado Munir Neto (PSD), que foi o idealizador dos eventos sobre doenças raras na Alerj na última semana de fevereiro e é presidente de uma frente parlamentar sobre o assunto. Os textos seguem para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-los ou vetá-los.As doenças raras são as enfermidades que têm baixa prevalência na população, ou seja, que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. “Estamos trabalhando muito para melhorar as condições de vida das pessoas com doenças raras e seus familiares. No estado do Rio, temos um milhão de pessoas com doenças raras. O pior é que 30% delas vêm a óbito até os cinco anos de idade por falta de diagnóstico. Então é fundamental trabalharmos a prevenção e a conscientização”, declarou o parlamentar
Paixão de Cristo: audição para alunos da Escola Sentrinho será realizada na próxima semana
Macaé se prepara para uma emocionante encenação da Paixão de Cristo. Com datas marcadas para os dias 28, 29, 30 e 31 de março, na Praia de Imbetiba, o espetáculo promete recriar de forma fiel os últimos momentos da vida de Jesus, desde a sua prisão até a sua crucificação e ressurreição.
Para tornar a apresentação ainda mais inclusiva, a Escola Sentrinho de Macaé realizará no dia 19 de março, às 14h30, uma audição para escolha de alunos que farão parte da encenação. A instituição, que completou 35 anos de existência neste mês, tem como proposta reconhecer a diversidade humana e valorizar as potencialidades individuais dos alunos.
“A participação de alunos da instituição na Paixão de Cristo 2024 representa um importante passo para a inclusão social nos espetáculos culturais da cidade”, comentou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.
Mangaratiba promove treinão noturno dedicado às mulheres nesta quinta
Evento será realizado em frente ao Ciep 294 Candido Jorge Capixaba, a partir das 18h, na Praia do Saco (FOTO DIVULGAÇÃO)
Mangaratiba se prepara para uma celebração especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com uma edição exclusiva do Treinão Noturno dedicado às mulheres. Organizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o evento que estava inicialmente agendado para 8 de março foi adiado devido a ocorrências climáticas, e agora está marcado para esta quinta-feira (15), às 18h, na Praia do Saco, em frente ao Ciep 294 Candido Jorge Capixaba.
Além de celebrar a força e a determinação das mulheres, o evento visa incentivar a prática de exercícios físicos e a adoção de um estilo de vida saudável. Com uma atmosfera vibrante e animada, o Treinão Noturno promete ser uma experiência memorável para todas as participantes.
Petrópolis lança aplicativo Meu Inpas
Prefeitura lança aplicativo Meu Inpas em café da manhã com aposentados e pensionistas
Beneficiários do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas) participaram de um café da manhã especial na terça-feira. Durante o evento, foi feita apresentação do aplicativo Meu Inpas, homenagens aos novos aposentados e pensionistas e bate-papo com informativos sobre o Instituto.
“A excelente administração do Inpas nos últimos dois anos gerou um aumento de 400% nos fundos de previdência, lastro que avança para garantir o benefício de quem já se aposentou e quem ainda vai se aposentar um dia”, explicou o prefeito Rubens Bomtempo, que esteve no café da manhã e conversou com os beneficiários.
O aplicativo já está disponível para sistemas Android, e através dele é possível realizar prova de vida, acessar contra cheques, entre outros serviços. “Antigamente, o servidor tinha uma espera de quase um ano para aposentar-se. Hoje, a média de tempo de aposentadoria é de 15 a 20 dias até a publicação.”, observou o presidente do Inpas, Claudinei Portugal.