WILSON BESERRA
Equoterapia de Macaé transforma a vida de PcDs
Reconhecido como um dos centros de excelência no país e referência para outros municípios, o Programa de Equoterapia da Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Prefeitura de Macaé – método terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico – tem mudado para melhor a vida de muitas crianças e suas famílias. O pequeno Bento, de 3 anos, nasceu com síndrome de Down, começou a receber o atendimento em cavalo há um mês e a interação com o animal já melhorou a sua relação cotidiana com os brinquedos e as pessoas. Esse resultado na vida dele e dos demais pacientes tem a ver com a gestão do serviço pelo município que cumpriu a meta e ampliou o atendimento com 168 crianças atendidas hoje, na sede, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, e mais 26 na região serrana, na unidade de Córrego do Ouro, que também funciona no parque de exposições do distrito.
O programa completou 10 anos de atividades no ano passado e tem avançado em termos de equipamentos e profissionais multidisciplinares nos últimos anos. A Equoterapia municipal oferece a Bento e aos demais pacientes uma forma especial de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional utilizando o cavalo como agente promotor de ganhos em um trabalho multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.
Exigência de certidão negativa para trabalhar com crianças é aprovada
A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (20), o Projeto de Lei (PL) 8035/14, que exige a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais para os profissionais que trabalham com crianças. A matéria deve passar agora pelo Senado. O projeto recebeu críticas por ser amplo e poder gerar discriminação, já que impediria também a contratação de pessoas com qualquer tipo de antecedente criminal, como furto e difamação.
O PL é uma das 11 propostas apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que funcionou na Câmara dos Deputados entre 2012 e 2014.
Inscrições Abertas: Petrópolis seleciona Agentes de Saúde e de Combate a Endemias
Até o momento, 1.160 pessoas já se inscreveram para concorrer a uma das 151 vagas oferecidas pela Prefeitura para agentes de combate a endemias e comunitários de saúde. Os interessados têm até 21 de março para se inscrever. O edital está disponível nos sites da Prefeitura e do Instituto Avalia, responsável pela aplicação das provas.
Com as novas contratações, serão disponibilizadas 103 vagas para agentes comunitários de saúde e 48 vagas para agentes de combate a endemias. Ambas as funções têm vencimentos de R$ 2.824,00, com carga horária de 40 horas semanais.
O prefeito Rubens Bomtempo ressalta a importância dessas contratações para fortalecer a saúde municipal. “Estamos comprometidos em oferecer serviços de qualidade à população, especialmente na área da saúde”, disse.
O período de inscrições se estenderá até às 23h59min do dia 21 de março, exclusivamente pelo site www.avalia.org.br, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 60,00.
Marcus Curvelo, secretário de Saúde, destaca a importância da diversidade e inclusão no processo seletivo. “Nosso objetivo é promover a equidade e a inclusão em todas as nossas iniciativas”, enfatiza.
Niterói recebe 6ª edição da Corrida do Túnel neste domingo
A já tradicional Corrida do Túnel será realizada, neste domingo (3), a partir das 6h30, com percursos por São Francisco, Charitas e Fazendinha, em Piratininga. O evento será dividido em três trajetos: os atletas podem optar entre correr 10km ou 6km e, como novidade da edição de 2024, uma caminhada de 2km. A competição tem o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e, como atração especial, contará com a bateria de escola de samba do Mestre Badico.
A corrida de 10km e de 6km terá largada na Praça do Rádio Amador em direção ao Catamarã de Charitas. Os atletas dos 6km retornam logo após a saída do túnel. Já os atletas dos 10km irão percorrer as ruas da Fazendinha passando ao lado da Lagoa de Piratininga. A prova de 2km de caminhada será para o outro lado. Os atletas irão até o Skate Park e retornam para a praça.
Além disso, os trajetos também terão largadas em horários diferentes: os corredores dos 10km começam às 6h30, os de 6km às 6h40 e os de 2km às 6h50.
Itaguaí reforça o combate à dengue
Crianças de 10 e 11 anos já podem ser vacinadas em todos os postos de saúde do município
Itaguaí está trabalhando a todo vapor no combate à dengue. Todos os dias, agentes da Vigilância em Saúde do município fazem visitas a domicílios com o objetivo de eliminar focos do aedes aegypti. As equipes também e orientam os moradores sobre os hábitos que podem fazer a diferença para a eliminação dos mosquitos transmissores da doença.
Além disso, a campanha de vacinação contra a dengue iniciou nesta segunda-feira (26) em todos os postos de saúde do município. O público-alvo são crianças de 10 e 11 anos.
“A vacina é mais uma ferramenta no combate à dengue. Os responsáveis já podem levar crianças de 10 e 11 anos aos postos de saúde da cidade para receberem a vacina. É necessário levar o comprovante de residência e o CPF”, explica Nubia Vianna, coordenadora de imunização.
“Hoje, 113 servidores na visita domiciliar se dividem na operação. A nossa missão é encontrar os focos, eliminá-los e orientar os moradores para que não acumulem água parada em suas casas”, alerta Israel Bernadino, supervisor geral da dengue da Vigilância em Saúde de Itaguaí.