O seu canal de Noticias

VOLTA REDONDA VAI DESENVOLVER PROJETO DE ORQUESTRA COM MÚSICOS AUTISTAS

Volta Redonda terá uma orquestra composta por músicos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O acordo para a realização da iniciativa foi fechado na manhã desta quinta-feira (8) no Palácio 17 de Julho, no Aterrado, durante a visita do idealizador e organizador do Festival Internacional Rio Cello, o violoncelista inglês David Chew, que se reuniu com o prefeito Antonio Francisco Neto. Também participaram do encontro outros integrantes da organização do evento, a maestrina Sarah Higino e o idealizador do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, o maestro Nicolau de Oliveira.

David Chew explica que a implementação da iniciativa será discutida com os maestros Nicolau e Sarah, mas que darão os primeiros passos ainda neste ano, e que já vão procurar as escolas para apresentar a ideia.

“É um processo demorado, em que precisamos começar com a musicalização, ver a habilidade de cada um, ver como vai funcionar. É pouco a pouco, planta-se a semente e ela vai nascendo pouco a pouco, e vai dar certo”, afirmou David.

O músico inglês lembrou ainda que há 20 anos a organização do Rio Cello marca presença em Volta Redonda a fim de ministrar aulas para os alunos do “Volta Redonda Cidade da Música”, e que, sempre que vem a Volta Redonda, são “plantadas sementes que sempre são germinadas”.

“É uma honra para o Rio Cello vir aqui e dar aulas por tantos anos. Eu fico muito impressionado sempre que venho a Volta Redonda, é um lugar em que realmente a gente planta sementes e elas crescem. O projeto é uma ideia do prefeito, que apresentou isso para a gente. É uma coisa que nós temos que realizar, é um sonho nosso a inclusão de todos, a diversidade. Contamos com o apoio dos pais, das famílias, das escolas”, afirmou o músico.

Além do próprio festival, que prossegue no Rio de Janeiro até o próximo dia 19, o Rio Cello desenvolve projetos de escolas de música para milhares de crianças, incluindo aquelas com o Transtorno do Espectro Autista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.