VOCÊ CONHECE A CACHOEIRA DA JANJANA? PARAÍSO FICA EM NOVA IGUAÇU, NA RESERVA DE TINGUÁ
Local é um refúgio da cidade grande no meio da Baixada Fluminense
Conhecida como cidade mãe, Nova Iguaçu é o município mais antigo da Baixada Fluminense. Com quase um milhão de habitantes, a região tem sua atividade econômica firmada no comércio, serviço e na indústria, fazendo das ruas e estradas um verdadeiro formigueiro de pessoas lotando ônibus, vans e trens. Mas se engana quem acredita que o local só tem a correria do a dia para oferecer. Nova Iguaçu tem 67% do seu território composto por Área de Proteção Ambiental; e 50% são formados pela Mata Atlântica.
Por isso, não é difícil encontrar um paraíso escondido no município, onde é possível desacelerar e se reconectar com a natureza. A cachoeira da Janjana tem todas essas características, e não é um local de difícil acesso. É bastante conhecida por praticantes de rapel e amantes de trilhas.
Cachoeira da Janjana é um paraíso natural no meio de Nova Iguaçu
Local fica na Reserva Ecológica de Tinguá
Para chegar à reserva de carro, é preciso seguir pela Dutra, pegar a saída do Viaduto da Posse e seguir pela Estrada Federal de Tinguá. Lá, é possível ver as ruínas da Fazenda São Bernardino, depois, é possível avistar o acesso ao cemitério dos escravos e por último, as ruínas do Porto Iguaçu. No entanto, há pouquíssimas vagas para estacionar aos fins de semana. De lá até a cachoeira, são 30 minutos de caminhada.
Já quem decide ir de transporte público pode embarcar nas linhas 111 e 112, no Centro de Nova Iguaçu. O ponto de ônibus fica no começo da trilha de quatro quilômetros.
Quem já foi até a cachoeira classifica a trilha como moderada, mas bem sinalizada, com caminhos retos de terra batida. Apesar disso, não há vegetação sobre o caminho, o que deixa os banhistas expostos ao sol durante todo o caminho.
Ainda assim, a chegada à queda d’água é uma recompensa para quem passou por toda a trilha. Além da cachoeira principal, Janjana também conta com poços de água onde é possível mergulhar e relaxar curtindo a água gelada.