VEREADOR DE NITERÓI PROTOCOLA OFÍCIO PARA QUE CIDADE SEJA DECLARADA CAPITAL HONORÁRIA DO ESTADO
Depois de o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fazer um pedido ao presidente Lula para que a Cidade Maravilhosa seja reconhecida como capital honorária do Brasil, o vereador de Niterói, Raphael Costa, protocola um ofício ao governador Cláudio Castro solicitando que a cidade da Região Metropolitana seja declarada capital honorária do Estado.
No pedido, feito na quinta-feira (13), o vereador argumenta que Niterói também desempenhou um papel central na administração pública do estado por mais de um século e sofreu perdas significativas com a mudança da sede do governo estadual. O ofício também faz alusão à fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro que, neste ano, completa 50 anos.
De acordo com o vereador, o título de capital honorária teria caráter simbólico, sem gerar custos ao poder público, e serviria como um reconhecimento do papel de Niterói na história do estado do Rio de Janeiro.
Além do título, também há a proposta de criação de um comitê formado por representantes dos governos estadual e municipal, para estudar o restauro do patrimônio histórico remanescente do período em que Niterói foi capital.))