O seu canal de Noticias

VEM AÍ NOVO AUMENTO DO GNV

O Gás Natural Veicular – GNV que ainda tem um grande número de usuários no Rio vem passando por momentos dificeis.

A forte alta no custo do gás vem provocando uma queda de suas vendas ano a ano. Somente em 2023 foi de cerca de 10% o que afeta fortemente um setor que gera muitos empregos.

Apesar da redução das tarifas anunciada no mês de junho, de cerca 5%, que teria tudo para dar um alívio, se prevê que essa redução será toda absorvida pelo aumento trimestral do custo do gás que está previsto para ocorrer em 1o de agosto próximo.

Segundo estimativas da ARM consultoria, o aumento previsto para ocorrer em 01/08 poderá ser de cerca de 8%. Esse aumento, caso a Petrobras aplique o reajuste contratual, será provocado pela alta do preço do petróleo e do câmbio que indexam o custo do gás.

O pior é que se o câmbio e o preço do petróleo não cederem um novo aumento de cerca de 5% poderá ocorrer ainda em 2024, em 01/11.

Segundo a consultoria, um alívio poderia vir da Agenersa que irá julgar um recurso do Sindestado que pede para os postos poderem contratar gás no mercado livre. Decisão anterior da Agenersa, que poderá ser revisada, excluiu o GNV de contratar gás no mercado livre.

Ou a Agenersa concede aos postos o direito de contratar gás no mercado livre, como já ocorre com a energia elétrica, ou veremos a cada dia menos caros com GNV nas ruas do Rio sendo substituímos por veículos elétricos que crescem a cada dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.