VELÓRIO DE JOSÉ MURILO DE CARVALHO SERÁ NESTA SEGUNDA NA ABL
Membro da Academia Brasileira de Letras, ele tinha 83 anos e estava internado no Hospital Samaritano com Covid. José Murilo ocupava a cadeira nº 5 da ABL desde 2004.
O velório e o sepultamento do historiador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Murilo de Carvalho, será nesta segunda-feira (14) na ABL.
A cerimônia de despedida está marcada para às 9h, e o enterro para às 13h, no mausoléu da academia no Cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio.
José Murilo de Carvalho morreu na madrugada do domingo (13) no Rio. Ele tinha 83 anos e estava internado no Hospital Samaritano com Covid.
Considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, José Murilo era mineiro, bacharel em sociologia e política pela UFMG e mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na California, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro.
Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, e na Fundação Ortega y Gasset em Madrid.
Foi também professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq. Eleito para a ABL em 2004, ocupava a cadeira nº 5. Fazia parte também da Academia Brasileira de Ciências.
Escreveu 19 livros, entre eles “A Formação das Almas”, “A cidadania no Brasil”, e “Os bestializados”.
O velório será às 9h desta segunda-feira (14) na ABL, no Centro do Rio. Em seguida, às 13h, o corpo do historiador será enterrado no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul.