VEJA HORÁRIO DOS DESFILES DE 7 DE SETEMBRO NO RIO DE JANEIRO
Desfiles cívicos acontecem em celebração ao Dia da Independência do Brasil
No Rio de Janeiro, o evento será na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Neste ano, o desfile começa a partir das 8h30, com a participação do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Administração Penitenciária, da Guarda Municipal, e várias escolas e entidades civis.
O desfile contará também com diversos blindados, viaturas, motocicletas e tropas a cavalo. Diferentes aeronaves realizarão o esperado desfile aéreo, segundo divulgado pelo Comando Militar do Leste, responsável pelo evento.
Veja abaixo a programação completa:
7h30 – 8h30 — assunção do comando pelo Comandante-Geral do Desfile, revista da tropa pelo Comandante-Geral;
8h30 – 9h00 — revista da tropa pela mais alta autoridade presente, apresentação da Banda do 1° Batalhão de Guardas do Exército Brasileiro, chegada das autoridades à Tribuna de Honra e honras Militares de recepção à mais alta autoridade presente na tribuna;
9h05 – 9h25 — chegada do Fogo Simbólico da Pátria, acendimento da pira e canto do Hino da Independência e Salva de Gala;
9h30 — início do desfile;
11h30 — encerramento do desfile (previsão).
11h45 — retirada da mais alta autoridade presente e encerramento da cerimônia (previsão).
Guarda Municipal participa com 180 agentes da operação especial para o desfile cívico de Sete de Setembro
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro participa com 180 agentes do esquema especial de operação para o desfile cívico pelo Dia da Independência do Brasil, na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Do efetivo total, 150 guardas atuarão em ações de ordenamento urbano e no controle do trânsito ao longo das principais ruas e avenidas do entorno do evento, além dos pontos de bloqueios de tráfego elaborados pela CET-Rio.
Este ano, 26 agentes vão representar a instituição participando diretamente do desfile, embarcados em dez viaturas e seis motocicletas.
Por Juliana Steil/Valor