VÁRIOS PAÍSES ENVIAM MENSAGENS DE SOLIDARIEDADE AO BRASIL APÓS ENCHENTES QUE DEIXARAM DEZENAS DE MORTOS NO RS
Segundo as autoridades locais, trata-se do pior desastre natural na história recente do estado
RT – Vários países latino-americanos expressaram sua solidariedade ao Brasil diante das trágicas consequências das enchentes que afetam o estado do Rio Grande do Sul e que, de acordo com a Defesa Civil, já deixaram pelo menos 57 mortos e mais de 60 desaparecidos.
Relata-se que 235 municípios do estado foram afetados, enquanto mais de 23.000 pessoas tiveram que deixar suas casas. Segundo as autoridades locais, trata-se do pior desastre natural na história recente do estado.
O governo argentino assegurou que colocou à disposição das autoridades brasileiras toda a ajuda imediata e os recursos considerados necessários para ajudar os afetados. “A República Argentina expressa sua solidariedade ao governo e povo da República Federativa do Brasil, e as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, diante das trágicas consequências das enchentes”, indicou o Ministério das Relações Exteriores argentino em comunicado.
Por sua vez, a Colômbia expressou sua solidariedade ao povo e governo do Brasil “pelos danos humanos, vítimas e desaparecidos no estado” do Rio Grande do Sul, e apresentou suas condolências às famílias e amigos das vítimas.
O governo peruano também lamentou a perda de vidas humanas e expressou suas condolências aos familiares das vítimas. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores informou que, através do Consulado Geral do Peru em São Paulo, “está acompanhando atentamente a situação, a fim de assistir e apoiar os compatriotas que possam ser afetados pelo temporal”.
A Guatemala também enviou seus bons desejos e expressou ao povo brasileiro “as mais sinceras condolências pela perda de vidas devido às chuvas”, e formulou votos pela rápida recuperação dos feridos.
Da mesma forma, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, enviou uma mensagem de apoio ao seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos acompanhando de perto a grave situação climática no Rio Grande do Sul. Têm toda a nossa solidariedade e apoio. Enviamos condolências aos familiares, amigos das vítimas e ao seu governo”, indicou o mandatário em suas redes sociais.