URNAS QUE VÃO PASSAR POR AUDITORIAS NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES SÃO DEFINIDAS
Segundo o TRE-RJ, é necessário que o procedimento aconteça para garantir a transparência, segurança e legitimidade do processo eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sorteou as 43 seções eleitorais em que as urnas vão passar por auditorias durante o primeiro turno das eleições municipais, neste sábado (5). O sorteio das seções nas quais os aparelhos serão testados aconteceu em uma cerimônia pública realizada no Palácio da Democracia, na Região Central do Rio.
Segundo o TRE-RJ, é necessário que o procedimento aconteça para garantir a transparência, segurança e legitimidade do processo eleitoral. O resultado do teste deve comprovar que as urnas vão funcionar corretamente, refletindo os votos que serão depositados.
“A gente tem várias auditorias, algumas que acontecem antes das eleições. O teste de integridade é importante porque a gente consegue demonstrar que cada voto registrado na urna, é registrado corretamente. E ao final, a urna faz um cálculo que é a soma de todos os votos, o total de votos por candidato, e a gente demonstra que essa soma é correta. É uma auditoria independente que acompanha esse processo e também há uma filmagem de todo o processo”, detalhou Michel Kovacs, secretário de tecnologia da informação do TSE.
Das 43 urnas eletrônicas fiscalizadas, 31 vão ser submetidas ao Teste de Integridade, que será realizado na Sala de Sessões do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no domingo (6), ao longo da votação. Dois aparelhos que funcionam na Fundação Getúlio Vargas (FGV) também passarão pelo Teste de Integridade com Biometria. Confira:
Teste de Integridade
Zona 256 – seção 159 / Cabo Frio
Zona 179 – seção 032 / Rio de Janeiro