ÚLTIMA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA SERÁ ANTECIPADA NO ESTADO DO RIO
Secretaria de Estado de Agricultura alerta que bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados
A última etapa de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado do Rio de Janeiro foi antecipada do mês de maio para o mês de abril de 2024. Nesta última fase da campanha, serão imunizados os bovinos e bubalinos de todas as idades. O objetivo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento é ultrapassar a meta dos 90% de vacinação estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária, o Rio de Janeiro está seguindo as etapas para se tornar um Estado com o status de “livre da Febre Aftosa” sem vacinação.
Depois da campanha realizada em novembro de 2023, a equipe gestora do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA) decidiu que os estados do Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe suspenderão a vacinação a partir de abril deste ano. Essa medida é importante para que não ocorra restrição de trânsito de animais e produtos entre os estados que integram o Bloco IV.
O intuito do MAPA é tornar o país totalmente livre da doença sem vacinação até 2026. De acordo com o secretário de Agricultura, Dr. Flávio, é importante a colaboração de todos pecuaristas para garantir a maior imunização nos estados que ainda aplicarão a vacina contra a Aftosa.