O seu canal de Noticias

TRUMP ELEGEU GUAIDÓ DO MESMO JEITO QUE ELEGIA A MISS UNIVERSO

A colunista Hildegard Angel critica a união Trump-Guaidó contra a Venezuela e acrescenta: ‘Lula não exaltou Maduro, mas condenou o bloqueio ao país vizinho’

Ora, essa! O presidente Lula fez, na reunião da Unasul, um discurso antes de tudo diplomático, agregador, para fortalecer a América do Sul como um bloco que, unido, pode ser muito forte.

Lula não exaltou Maduro. Ele condenou o arbítrio e o bloqueio que tanto penalizaram e penalizam a Venezuela, e enfatizou o escândalo que é a Inglaterra ter retirado do governo da Venezuela a guarda das suas 30 toneladas de ouro depositadas em Londres, e de as ter entregue arbitrariamente à guarda do autoproclamado “presidente” Juan Guaidó. O tesouro de um país!

Contudo, o autoproclamado Guaidó, indivíduo que perdeu a eleição em pleito venezuelano, fiscalizado e autenticado por representantes internacionais isentos, foi “eleito” presidente da Venezuela pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, do mesmo jeito como este elegia e coroava a “Miss Universo”, certame que à época lhe pertencia. Só faltou rlr sentar o Guaidó no trono de Long Beach, e fazê-lo desfilar de maiô, com cetro e manto vermelho. Ridículo!

Quanto a haver “uma narrativa”, como diz Lula, há sim. Estamos no milênio das narrativas. Não há fatos, não há lógica, não há verdades na política, há narrativas – o “efeito Steve Bannon”. Assim é em relação a Nicolas Maduro, a Lula, a tudo e a todos os governos. A mídia corporativa escolhe a narrativa de sua preferência, a qual quase sempre prevalece. Lula está certo.

Quanto aos falantes presidentes do Uruguai e do Chile, mais me pareceram querer tirar casquinha na visibilidade internacional de Lula e obter algum protagonismo na reunião. Foram deselegantes, ao divulgar nas suas redes sociais discursos realizados em circuito fechado. Fizessem eles as suas considerações em seus países, ao retornar do encontro. Ah, esqueci, não fosse no evento promovido pelo presidente Lula, suas falas não repercutiriam…

Por  Hildegard Angel

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.