O seu canal de Noticias

TRABALHADORES DOS CORREIOS REALIZAM MANIFESTAÇÃO NO RIO EM DEFESA DO FUNDO DE INVESTIMENTO POSTAILS

Protesto ocorre em frente à sede do banco BNY Mellon para cobrar a responsabilidade da instituição no prejuízo do fundo

Trabalhadores dos Correios realizaram, uma manifestação em frente à sede do banco BNY Mellon, localizado na Avenida Presidente Wilson, no Centro do Rio de Janeiro, para cobrar a responsabilidade da instituição financeira na gestão do fundo de investimentos do Postails que acumula um prejuízo estimado em cerca de R$ 10 bilhões. 

Segundo as entidades sindicais que representam a categoria, o Postails conta com aproximadamente 500 mil participantes, entre pensionistas e familiares. Um requerimento enviado pela Associação dos Aposentados dos Correios (AAC) à Câmara dos Deputados com um pedido de audiência pública para debater a situação do fundo afirma que “o Plano de Benefício Definido do Postails detém hoje ativos avaliados em R$ 3,1 bilhões, montante que garante o pagamento das aposentadorias e pensões por, no máximo, 36 meses”. 

De acordo com reportagem da Carta Capital, o pedido de audiência pública foi protocolado pelo deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) e aprovado por unanimidade em 31 de outubro pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Contudo, a reunião não tem data para acontecer. 

Além da audiência, uma investigação em segredo de Justiça corre no Ministério Público Federal (MPF). O Postalis mantém mais de 10 ações judiciais no Brasil para reparação destes danos, que guardam decisões definitivas. Além da batalha na Justiça, o fundo também tenta há anos fazer com que a subsidiária do BNY Mellon no Brasil assuma suas responsabilidades, mas as negociações não avançam.

Representantes da Federação dos Aposentados e Aposentáveis dos Correios (FAACO), da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) e da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), assim como de outros sindicatos do Brasil, em especial do setor bancário, fazem parte do movimento em apoio ao Postalis. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.