THEATRO MUNICIPAL DIVULGA PROGRAMAÇÃO 2025 COM NOVIDADES E CLÁSSICOS
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro anunciou sua Temporada 2025, com uma programação variada que inclui óperas, balés e concertos, reafirmando sua posição como um dos principais palcos culturais da América do Sul. Vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o espaço contará com produções acessíveis e de alta qualidade, com patrocínio da Petrobras e apoio de instituições parceiras.
As apresentações ocorrerão em um cenário renovado: o teatro passa por reformas estruturais, com destaque para a recuperação do palco, substituição de piso, varas cênicas e cortina. Os trabalhos, financiados com R$ 11 milhões da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), incluem ainda pintura interna, novos estofados e melhorias no sistema de climatização.
“O Municipal é um símbolo da nossa riqueza cultural e do intenso trabalho de democratização do acesso à cultura para nosso povo”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A temporada teve início em março com o concerto “Uma Noite Vienense”, celebrando os 200 anos de nascimento de Johann Strauss II. Ao longo do ano, haverá palestras gratuitas antes de cada espetáculo, com intérprete de Libras, além de masterclasses e oficinas promovidas pela área educativa do teatro.
Abril
Estreia da nova montagem da opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehar, com o Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob direção musical e regência de Felipe Prazeres. A concepção e direção cênica são de André Heller–Lopes. No elenco: Gabriella Pace, Tati Helene, Igor Vieira, Santiago Villalba, Ricardo Gaio, Guilherme Moreira, Carolina Morel, Thayana Roverso, Fernando Portari, Geilson Santos, Guilherme Gonçalves, João Campelo, Frederico de Assis, Ciro D’Araújo, Eliane Lavigne, Fernanda Schleder, Loren Vandal e participação especial de Alice Borges. Cenografia de Renato Theobaldo, figurinos de Marcelo Marques, iluminação de Paulo César Medeiros e coreografia de Rodrigo Negri.
Maio
De volta ao palco, um dos maiores sucessos do público: O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, com o Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Concepção e adaptação de Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa e Lev Ivanov. Direção e mise-en-scène de Hélio Bejani, iluminação de Paulo Ornellas, cenários e figurinos do Acervo FTM e Acervo Cia Bemo. Regência de Javier Logioia Orbe.
Junho
Concerto da Série Música Brasileira em Foco, com a OSTM sob regência de Cláudio Cruz. O programa inclui: Carlos Gomes (Abertura da ópera Fosca), Hekel Tavares (Concerto para Piano nº 2 em Formas Brasileiras, com Álvaro Siviero como solista) e Alberto Nepomuceno (Série Brasileira).
Julho
No mês do aniversário de 116 anos do Theatro Municipal, e em homenagem aos 150 anos de falecimento de Georges Bizet, será apresentada a ópera Os Pescadores de Pérolas. A produção conta com Coro e Orquestra Sinfônica da casa, direção cênica de Julianna Santos e regência de Luiz Fernando Malheiro.