TERCEIRA EDIÇÃO DA CARAVANA DA SAÚDE REÚNE CENTENAS DE PESSOAS NA COMUNIDADE MANGUEIRINHA
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o projeto Caravana da Saúde. Desta vez, os moradores da comunidade da Mangueirinha puderam contar com diversos serviços. A ação aconteceu na manhã de ontem (19) e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de equipes médicas, enfermagem e colaboradores. E ainda contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Dra. Célia Serrano, da vereadora Delza de Oliveira, entre outros.
A moradora Rosana Brasiliano relatou como serviços e ações como essas ajudam as pessoas. “Eu fiquei sabendo pela minha amiga que estaria acontecendo a caravana e trouxe meus sobrinhos para serem atendidos. Mesmo com bastante gente tudo está funcionando perfeitamente, e as consultas que eu buscava há muito tempo consegui hoje, aqui. Que projetos assim cheguem a mais comunidades”, declarou Rosana.
Com mais de 800 atendimentos realizados, os moradores da região puderam se beneficiar de vários serviços, como consultas com clínico geral, pediatra, oftalmologista pneumologista, odontologia, ginecologista e ortopedista, equipe multidisciplinar, exames para detecção de tuberculose, exames de laboratório e eletrocardiograma, testes rápidos de HIV, hepatites, sífilis e glicemia capilar, inserção de DIU (em pacientes previamente selecionadas), cadastro para Programa de Planejamento Reprodutivo e Palestras educativas.
Camila Lopez, que é moradora do Centenário, falou sobre a importância da caravana. “Eu achei maravilhoso o que fizeram hoje. Essa iniciativa ajuda muito a gente. Não precisar encarar grandes filas de espera nos postos de saúde é ótimo. Minhas filhas passaram pelo pediatra e eu saio daqui com tudo que preciso. Que essas ações se realizem mais vezes”, contou a moradora.
A Caravana da Saúde tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e tem como objetivo levar os serviços das equipes de saúde a comunidades de Duque de Caxias, para sanar as demandas reprimidas de consultas médicas nas principais especialidades, com destaque para a detecção de casos de Tuberculose na população atendida.
Por Redação