TEMPORAL DEIXA, AO MENOS, 11 MORTOS E 150 DESALOJADOS EM MINAS GERAIS
As doações para ajudar as famílias podem ser entregues no estádio Ipatingão
As fortes chuvas que atingem Minas Gerais provocaram uma tragédia em Ipatinga, no Vale do Aço, onde deslizamentos de terra causaram a morte de 11 pessoas, incluindo duas crianças. O temporal também fez uma vítima fatal em Santana do Paraíso, além de deixar um ferido e uma pessoa desaparecida em Ipatinga. As informações são do Metrópoles.
De acordo com o último levantamento da Defesa Civil do município, cerca de 150 pessoas estão desalojadas e recebem atendimento inicial em escolas próximas aos bairros atingidos. Para abrigar os desalojados, a prefeitura disponibilizou o estádio Ipatingão, que também está funcionando como ponto de arrecadação de doações.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), fez um apelo à comunidade por ajuda: “Estamos precisando de doações de água mineral, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza para essas famílias. Estamos solicitando a doação de colchões, lonas, para fazer a cobertura desses taludes que desmoronaram”, afirmou em coletiva de imprensa neste domingo (12).
Chuva intensa e solo encharcado
Segundo o prefeito, o volume de chuva registrado em janeiro tem sido excepcional. Na região do bairro Betânia, foram 204 mm em apenas uma madrugada. “Nós não estamos em uma situação normal. Estamos com vias obstruídas, os taludes encharcados, as terras muito molhadas, então gostaria de solicitar à população que não fiquem em locais de risco. Não tinha essa previsão, foi algo que pegou todo mundo de surpresa”, alertou Nunes.
A previsão meteorológica indicava que a cidade poderia receber até 40 mm de chuva entre a noite de domingo (12) e a manhã desta segunda-feira (13). No entanto, com o solo já saturado devido à precipitação constante nos últimos 30 dias, qualquer novo volume de água agrava os riscos de novos deslizamentos.
As doações para ajudar as famílias podem ser entregues no estádio Ipatingão, localizado na Av. Roberto Burle Marx, 1.100. Entre os itens mais necessários estão água potável, alimentos, produtos de higiene e limpeza, colchões e lonas.
Por Brasil 247