TEATRO FIRJAN SESI CENTRO APRESENTA “BRÁS CUBAS”
Na noite de 4 de janeiro, o Teatro Firjan SESI Centro recebe a Armazém Companhia de Teatro com o espetáculo Brás Cubas, versão cênica de Paulo de Moraes para a obra-prima de Machado de Assis, que trás o Bruxo do Cosme Velho para o centro da cena, como personagem. Com dramaturgia de Maurício Arruda Mendonça, a nova montagem da Armazém tem elenco formado por Bruno Lourenço, Isabel Pacheco, Jopa Moraes, Felipe Bustamante, Lorena Lima e Sérgio Machado, iluminação de Maneco Quinderé, cenografia de Carla Berri e Paulo de Moraes, figurinos de Carol Lobato, direção musical de Ricco Vianna e direção de movimento de Patricia Selonk e Paulo Mantuano. A temporada no Teatro Firjan SESI Centro será de 04 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024, quintas e sextas às 19h, sábados e domingos às 18h, para maiores de 14 anos, com ingressos adquiridos na bilheteria do teatro ou no site da Sympla.
Foi a partir da 1881, com Memórias Póstumas de Brás Cubas, seguido por Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial Aires que Machado de Assis começou a desenvolver seu extraordinário realismo psicológico, permeando seus romances com impetuoso sarcasmo. Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado um romance original desde a sua dedicatória “ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver” e prossegue na ideia de um defunto autor que, para fugir ao tédio do túmulo, escreve suas memórias.
– Brás Cubas é um dos personagens mais icônicos da literatura brasileira. Tratar de um personagem pretensioso e prepotente, um recordista de fracassos, que tem uma aversão por si mesmo absolutamente merecida – e que nos fala tanto sobre a formação da elite brasileira –, era muito sedutor. Mas traduzir a experimentação formal de Machado para o palco – conversando com o publico de hoje – me parecia desafiador. Porque Machado escreve com um nível de sutileza raro. Então, com certeza o nosso grande embate durante a descoberta da peça tem sido como fazer com que essa literatura sutil se transforme numa ação dramática contundente. –, declara o diretor Paulo de Moraes.
Serviço
Brás Cubas
Temporada: de 04 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024
Dias e horários: quintas e sextas às 19h, sábados e domingos às 18h.
Teatro Firjan SESI Centro
Rua Graça Aranha nº 1, Centro do Rio de Janeiro
Valor do ingresso: R$ 40 (inteira) e R$20 (meia)
Todos os segmentos previstos por lei pagam meia entrada.
Ingressos adquiridos na bilheteria do teatro ou antecipadamente pelo site sympla.com.br
Capacidade de público: 338 lugares
Classificação: Indicado para maiores de 14 anos
Duração: 110 minutos
Atendimento à Imprensa
Ney Motta
arte contemporânea comunicação ltda.
assessoria de imprensa para artes e espetáculos
21 98718-1965 | [email protected]
Rio de Janeiro | São Paulo | Brasil