O seu canal de Noticias

STF RETOMA NA SEMANA QUE VEM JULGAMENTO QUE PODE DESCRIMINALIZAR PORTE DE DROGAS PARA CONSUMO PRÓPRIO

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomarão na próxima quarta-feira (24) o julgamento da descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O recurso foi incluído na pauta pela ministra Rosa Weber, presidente do STF. 

O caso é relatado pelo ministro Gilmar Mendes e tem repercussão geral reconhecida, informa a CNN Brasil. Até o momento, três ministros votaram a favor da não criminalização do porte de maconha para consumo próprio. O julgamento começou em 2015 e terá o voto de Alexandre de Moraes na quarta-feira (24).

O recurso em questão foi apresentado pela Defensoria Pública de São Paulo em favor de Francisco Benedito de Souza, condenado em 2010 por portar três gramas de maconha em sua cela. A Defensoria argumenta que a tipificação penal viola o princípio constitucional da intimidade e da vida privada. O julgamento envolve o artigo 28 da Lei de Drogas, que estabelece penas para o porte de drogas para consumo pessoal sem autorização ou em desacordo com a lei.A Procuradoria-Geral da República (PGR) defende a constitucionalidade do artigo e a criminalização do porte de drogas para consumo próprio, alegando que a conduta contribui para a propagação do vício na sociedade. A PGR reconhece a necessidade de tratamento preventivo e terapêutico ao usuário, mas destaca que o Congresso Nacional optou por manter como crime o porte ou posse de drogas para consumo próprio.

Por- 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.