STF COMEÇA A DECIDIR NESTA TERÇA SE TORNA RÉUS OUTROS 200 ENVOLVIDOS EM ATAQUES
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar na próxima terça-feira (25) mais uma leva de denunciados pelos ataques criminosos de 8 de janeiro. Desta vez, os ministros vão decidir se tornam réus mais 200 pessoas.
O julgamento acontecerá no plenário virtual da Corte — onde os ministros depositam seus votos durante um período pré-definido. Eles têm até 2 de maio para se manifestarem.
Na última semana, o STF analisou as primeiras acusações contra 100 denunciados pelos atos. O julgamento vai encerrar nesta segunda (24), mas a maioria dos ministros já votou para que as pessoas se tornem réus. Agora, a lista inclui, entre outros, empresários, advogados e suplentes de vereador. Os denunciados podem responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado. Contudo, a decisão final acontece posteriormente. Ao tornar os acusados réus, o Supremo abre o processo criminal. Com isso, a Justiça começa a analisar provas, ouvir as testemunhas para ao final do processo condenar ou absolver os réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou 1.390 pessoas por envolvimento nos atos criminosos de 8 de janeiro. A aceitação das denúncias e abertura dos processos estão sendo analisados por blocos e cada um será julgado por sua conduta individual.
Por- O tempo