O seu canal de Noticias

STARTUP CEARENSE RECEBE R$ 60 MILHÕES DA FINEP PARA DESENVOLVER “CARRO VOADOR”

Vertical Connect avança em projetos de mobilidade aérea sustentável com foco em tecnologia de hidrogênio

A Vertical Connect, startup cearense que se destaca no desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea urbana, foi contemplada com uma subvenção de quase R$ 60 milhões pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A informação foi divulgada pelo Diário do Nordeste e destaca que os recursos serão usados para impulsionar projetos inovadores, como o eVtol, conhecido popularmente como “carro voador”.

A Finep, por meio do programa Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável, habilitou a Vertical Connect em três seleções públicas voltadas ao financiamento de inovações que abrangem desde pesquisas básicas até a preparação de produtos para o mercado. A subvenção permitirá à empresa investir em desenvolvimento tecnológico, testes e estudos relacionados ao uso de células de hidrogênio, uma tecnologia que promete maior autonomia de voo e menor impacto ambiental.

De acordo com Carlos Mello, Chief Sales Officer (CSO) da Vertical Connect, o aporte representa um marco importante para a startup. “Com os recursos da Finep, iniciaremos as pesquisas, estudos e desenvolvimentos para as aeronaves eVtol a hidrogênio, buscando soluções para uma tecnologia para maior autonomia de voo”, afirmou. Ele complementa que o financiamento será utilizado para adquirir materiais, remunerar pesquisadores e financiar testes de aeronaves.

Trajetória de inovação em 2024

No primeiro semestre de 2024, a Vertical Connect apresentou um novo modelo de eVtol, equipado com hélices elevadas, na Expo Evtol, realizada em São Paulo. O evento consolidou a empresa como um dos principais nomes do setor. Já no segundo semestre, a startup marcou presença na maior feira de agronegócios de Cuiabá, apresentando suas aeronaves e projetos voltados ao setor rural.

“Apresentamos para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nossos projetos em uma reunião presencial com a presidência e registramos nossas aeronaves Gênesis-X1 e Agronegócios”, relatou Mello. Ele destacou ainda o avanço nos testes de voo e o início da produção da primeira aeronave com conceito final voltado ao agronegócio.

Com a nova subvenção da Finep, a Vertical Connect busca consolidar sua posição no mercado de mobilidade aérea sustentável e dar um passo significativo rumo ao futuro da aviação com baixas emissões de carbono.

Por Brasil 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.