SOLO ARQUEOLOGIAS DO FUTURO ESTÁ DE VOLTA AO RIO DE JANEIRO PARA APRESENTAÇÕES GRATUITAS NA PENHA E NO CATETE
Peça-performance concebida pelo ator e performer Mauricio Lima, que também assina dramaturgia e direção com Dadado de Freitas, transcende as fronteiras entre documentário e ficção para desafiar e transformar estigmas sociais relacionados aos corpos pretos favelados.
O espetáculo “ARQUEOLOGIAS DO FUTURO” retorna ao Rio de Janeiro com quatro apresentações gratuitas. Será realizado em 19 de julho, às 19h, na Arena Carioca Dicró, Penha, e nos dias 26 e 27 de julho, às 19h, e 28 de julho, às 18h, no Teatro Cacilda Becker, Catete.
Idealizado por Mauricio Lima, o espetáculo surge do projeto Museu dos Meninos, investigando memórias faveladas no Complexo do Alemão. Lima explora uma arqueologia afetiva, usando artefatos como vídeos, objetos e histórias coletadas na pesquisa. A dramaturgia dialoga com conceitos museológicos, refletindo sobre narrativas corporais e quem tem voz para contá-las.
A performance, entre teatro, dança e artes visuais, desafia estigmas sociais associados à juventude do Complexo do Alemão. A encenação visa criar novas perspectivas para o futuro desses territórios, enfatizando a vida e a sensibilidade locais.
“ARQUEOLOGIAS DO FUTURO” enfrentou desafios durante a pandemia, adaptando-se para performances virtuais e encontrando reconhecimento internacional. Agora, financiado pelo Edital “Evoé! RJ”, chega ao Rio de Janeiro após estreia no Festival de Curitiba 2023.
SERVIÇO:
ARQUEOLOGIAS DO FUTURO
Duração: 50 minutos
Faixa etária: 14 anos
>ARENA CARIOCA DICRÓ
Quando: 19/7 (sexta-feira às 19h)
Endereço: Parque Ary Barroso – Entrada pela Rua Flora Lobo, s/n – Penha Circular.
Ingresso: gratuito (retirada 2 horas antes da sessão ou pela plataforma https:/ riocultura.eleventickets.com/#!/home )