O seu canal de Noticias

SG: JOIA DO PERÍODO COLONIAL, FAZENDA COLUBANDÊ É TOTALMENTE RESTAURADA

Um dos marcos da arquitetura colonial, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana fluminense, a Fazenda Colubandê, antes abandonada e depredada, foi totalmente restaurada pelo Governo do Estado, por meio da EMOP-RJ e com o apoio de uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A construção recebeu R$ 7,3 milhões, em investimentos, para colocar em ordem a casa-grande, a senzala e a Capela de Sant’Ana; a mais antiga das construções. Erguida em 1618, a Capela é composta por torre, nave, capela-mor e sacristia. O restauro pôs a termo as rachaduras que fragilizavam a edificação e que fizeram o teto desabar, fragilizando ainda mais a segurança local a ponto de as peças do altar terem sido furtadas.

Ao lado da igreja, a casa-grande que foi construída utilizando pedra, cal e tijolo, também passou por restauro. Com cerca de 700 m², o casarão conta com pavimento térreo, onde ficava o senhor de engenho; e o porão, usado como senzala e depósito. As paredes da edificação têm 1,5 metro de espessura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.