Sesc Nova Iguaçu: Joia arquitetônica de Nova Iguaçu, unidade do Sesc passa por reforma e amplia atendimento esportivo
Ginásio poliesportivo do Sesc Nova Iguaçu foi modernizado preservando elementos do projeto arquitetônico de 1985 que recebeu um dos maiores prêmios internacionais do gênero. Reforma vai beneficiar centenas de crianças, jovens, adultos e idosos que praticam atividades esportivas e recreativas no local.
A unidade do Sesc Nova Iguaçu, localizada no bairro Moquetá, passou por reformas e está com o ginásio do seu complexo esportivo renovado para receber crianças, jovens, adultos e idosos que utilizavam o local para a pratica de diversas modalidades esportivas. Todo o trabalho foi realizado com o cuidado de preservar as características originais do espaço, que foi projetado, assim como toda a unidade, pelos premiados arquitetos uruguaio Hector Vigliecca e italiano Bruno Padovano, em 1985.
O projeto de modernização do Sesc incluiu a recuperação das quatro quadras poliesportivas, com novas superfícies de jogos constituídas por material de última geração, garantindo o melhor desempenho e segurança dos atletas. A iluminação das quadras foi aprimorada com tecnologia mais eficiente e sustentável, garantindo melhor visibilidade durante as práticas esportivas noturnas. Além das questões utilitárias, explica o coordenador de Arquitetura do Sesc RJ, Erick Carvalho, elementos estéticos originais e uma nova iluminação também receberam atenção dos profissionais da equipe do Sesc que trabalharam no projeto.
“A recuperação das fachadas é outro aspecto importante desse projeto de reforma, mantendo os elementos estéticos originais e respeitando o estilo arquitetônico original. Isso contribuiu para preservar a identidade visual do espaço e integrá-lo harmoniosamente com a paisagem ao redor”, observa o arquiteto.
A unidade do Sesc Nova Iguaçu, com uma área de 44 mil m², foi projetada em 1985 e teve sua obra concluída em 1992. O trabalho rendeu aos projetistas o prêmio internacional da Fundació Mies Van der Rohe, uma das mais importantes distinções mundiais do gênero. Trinta e um anos depois, o Sesc Nova Iguaçu é considerado uma das principais instituições promotoras de esporte e lazer no município.
Ampliando a prática esportiva
Com a reforma, a expectativa do Sesc Nova Iguaçu é receber 350 alunos nas aulas regulares de basquete, vôlei, futsal e futebol society, além de 1.200 praticantes por mês na utilização livre aos fins de semana. O complexo também abrigará o projeto Sesc+ Esporte, oferecido no contraturno escolar para crianças entre 7 a 10 anos, com atividades diversificadas dentro do enquadramento da Iniciação Esportiva.
Referência internacional
Além de esporte e lazer, a unidade se dedica a oferecer saúde, cultura, assistência e educação para a população, sempre com serviços gratuitos ou a preços populares. No ensino, por exemplo, é referência internacional, tendo tido seus projetos de Educação Complementar (Sesc +Infância) e Educação Infantil apresentados como case de sucesso em eventos internacionais: Lausanne (Suíça) e Monterrey (México). A odontologia é reconhecida pela qualidade e preços acessíveis. Em cultura, impulsiona as manifestações artísticas locais, com projetos como o Baixada em Foco, e atrai para a região programações de projeção nacional e internacional. Já no que se refere a assistência, atende populações em situação de vulnerabilidade social com diversos projetos, entre eles, o Mesa Brasil Sesc, iniciativa de combate à fome presente em todo o país.
Por redação