SERVIDOR APOSENTADO DA RECEITA É ALVO DE OPERAÇÃO DA PCDF
O auditor fiscal aposentado Marcelo Ribeiro Alvim foi um dos alvos da segunda fase da Operação Publicanos, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na sexta-feira (22/11). Marcelo é suspeito de receber valores para cancelar indevidamente certidões da dívida ativa do Atacadão Dia a Dia, por meio de ato ilegal. Até a publicação desta matéria, a defesa do investigado não foi localizada.
Marcelo, ex-secretário-adjunto da Fazenda do DF, se aposentou em maio de 2024, com salário superior a R$ 30 mil, recebendo cerca de R$ 45 mil líquidos mensais. Auditor fiscal desde 1991, ele ocupou diversos cargos importantes na Secretaria de Fazenda do DF.
A operação também visou representantes do Atacadão Dia a Dia, com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão. Marcelo está proibido de exercer funções públicas e de entrar na Secretaria de Economia do DF. A PCDF investiga corrupção passiva, ativa e crimes contra a ordem tributária. As investigações seguem em andamento, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal.
A Subsecretaria da Receita informou que está colaborando com as investigações, e o Grupo Dia a Dia negou qualquer envolvimento, afirmando que a acusação é improcedente. A empresa também comunicou que não haverá afastamento de funcionários, já que considera infundada a acusação.