SEM ZELENSKY, EUA E RÚSSIA VÃO DISCUTIR PAZ NA UCRÂNIA NESTA TERÇA
Delegações dos Estados Unidos e da Rússia vão se reunir nesta terça-feira (18/2), na Arábia Saudita, para discutir os rumos da guerra na Ucrânia e uma possível solução para o conflito, que está prestes a completar três anos sem um desfecho.
Trump em cena
- As negociações sobre a guerra da Ucrânia ganharam força na última semana, após Donald Trump conversar com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
- Uma delegação dos EUA chegou a se reunir com autoridades da Ucrânia, incluindo o presidente Zelensky, durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.
- Apesar dos avanços nas conversas, Zelensky e países da Europa têm criticado o formato das discussões, que deixam de lado a Ucrânia e seus aliados no velho continente.
- O presidente ucraniano já afirmou que não vai aceitar qualquer acordo que não seja discutido com a Ucrânia e Europa.
As equipes de negociações serão lideradas pelos chefes de diplomacia dos dois países, Marco Rubio, que já se encontra na Arábia Saudita, e Sergey Lavrov. A expectativa é de que a reunião em Riade seja uma prévia de um possível encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, também em solo saudita.
Ucrânia fica de fora
Apesar de o assunto envolver diretamente o destino da Ucrânia, não está prevista a participação de autoridades ucranianas nas conversas de paz em Riade.
O afastamento dos ucranianos das discussões tem sido alvo de críticas do presidente Volodymyr Zelensky, e de autoridades da Europa, que também reivindicam o direito de participar das negociações envolvendo a guerra na Ucrânia.
Mesmo sob pressão, Zelensky já sinalizou que não vai aceitar um acordo de paz costurado sem a participação da Ucrânia, e de aliados europeus.
Sobre a participação da Europa nas negociações, o chefe da diplomacia de Putin, Sergey Lavrov, disse que tais atores não devem participar das conversas de paz se buscam rearmar a Ucrânia por meio de um cessar-fogo temporário.
Apesar de não ter sido convidado para participar das discussões, existe a previsão de que Zelensky visite a Arábia Saudita na quarta-feira (19/2), um dia após o encontro das delegações dos EUA e da Rússia. A agenda do presidente ucraniano no país não foi divulgada.
por Junio Silva – Metrópoels