SEGURANÇA REFORÇADA NO PERÍODO DE CARNAVAL EM MESQUITA
Em Mesquita, os dias de Carnaval terão rondas e patrulhas especiais como medida de promoção da segurança. Após uma análise dos pontos de maior movimentação na cidade nesta época festiva do ano, a Subsecretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, por meio da Guarda Civil Municipal, dividiu os agentes para atuar em quatro locais distintos: um no Cosmorama, outro no Centro e dois na Vila Emil. Uma das patrulhas estará situada na Praça Elizabeth Paixão, que deve receber ensaios da escola de samba local, a G.R.E.S. Tubarão de Mesquita. Nessas atividades, o Centro de Controle Operacional (CCO) prestará apoio com o monitoramento remoto das imagens geradas pelas câmeras de vigilância.
As ações estão previstas para acontecer nos períodos noturnos, começando por volta das 18h e terminando em torno da meia-noite, entre o sábado de Carnaval e a quarta-feira de cinzas, de 1º a 5 de fevereiro. “Montamos esse cronograma de atuação como forma de preservar a normalidade em Mesquita. Como muitas pessoas devem passar por esses locais no feriado, principalmente nesses horários, é necessário darmos uma atenção maior a essas dinâmicas. Também enviamos essa relação para a Operação Segurança Presente, para que os agentes estejam cientes dessa mudança de fluxo nos bairros”, explica Guilherme Barros, subsecretário-adjunto de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita e coordenador-adjunto do Centro de Controle Operacional.
Enquanto isso, no prédio do CCO, um agente de trânsito, um guarda civil municipal e um profissional de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) estarão a postos para acompanhar as imagens das câmeras, buscando identificar irregularidades e possíveis ocorrências nas ruas ou no trânsito. Caso surja alguma atividade suspeita, as equipes entrarão em contato com os agentes em campo e na base, oferecendo informações para que sejam tomadas as devidas providências.