SEGURANÇA PÚBLICA, UTOPIA OU ENCABRESTAMENTO?
Alexandre França
Vivemos um verdadeiro jogo de empurra na questão de segurança pública, quando deixarmos de pensa em segurança pública como sendo problema de um município, de um Estado ou até mesmo do governo federal, viveremos a insegurança que vivemos a décadas.
Agora quando deixarmos de politizar esse assunto em especifico e passar a encarar como um problema da federação, trazendo dignidade a população, começando por emprego e bons salários, com saneamento básico resolvido, com uma educação de qualidade e não a tal da “aprovação por aprovação” e dizer não ao certificado como “cala-boca” e sim pelo certificado através do aprendizado, quando tivermos um serviço de saúde de excelência onde os políticos e autoridades são tratados juntos com os cidadão comuns, quando tivermos um Estado que seja severo contra qualquer quebra das cláusulas dos direitos fundamentais constitucional, nesse momento, teremos mais equidade e, só assim, veremos a insegurança pública passar a ser chamada de segurança pública.
Quando atingirmos esse patamar, não teremos mais a tal “inversão de valores”, hoje tão presente na condições dos agentes de segurança.
A segurança pública muitas das vezes são creditadas as condições de sobreviventes que muitos passam, no entanto, a solução está só no campo das narrativas. Quando será que iremos atuar, de verdade, para resolver essa questão, será que é mais uma utopia, ou, será o encabrestamento que importa?