O seu canal de Noticias

SEGURANÇA DOS TRABALHADORES É ITEM INDISPENSÁVEL NAS OBRAS DO GOVERNO DO RIO

As obras do Governo do Estado do Rio, executadas pela Secretaria das Cidades, somam mais de R$1,4 bilhão de investimentos, e transformam a realidade de milhões de pessoas em pelo menos cinco regiões do território fluminense. Mas para tudo sair como o planejado e as entregas serem feitas à população, um tema se torna fundamental: a segurança dos operários. Desta forma, o subsecretário de Gestão e Fiscalização de Obras, Pedro Henrique explica como são realizados o acompanhamento e a supervisão dos trabalhos nas frentes de obra.

Pedro relata que este trabalho é coordenado pelos engenheiros e pela equipe de segurança no trabalho, de acordo com as diretrizes que são regidas pelas Normas Regulamentadoras (NR) federais, que possuem um padrão de exigência para cada área que for atuar. Ele cita ainda os cuidados adotados com a segurança dos trabalhadores.

– Identificamos e trabalhamos em cima do controle de riscos, incluímos a sinalização de segurança, realizamos treinamentos periódicos, além de reforçar o uso obrigatório de equipamentos de proteção Individual (EPIS) com inspeções rotineiras e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) – detalhou Pedro.

Ele enfatiza ainda que os equipamentos variam de acordo com o serviço a ser executado, mas que no geral incluem os seguintes itens: capacete, luvas, botas, protetor auricular, óculos de proteção, cinto de segurança, máscaras respiratórias e um uniforme, onde proteja braços e pernas. Ele revela como essa necessidade de segurança é transmitida aos trabalhadores

– Existem treinamentos que são passados, tem um mecanismo chamado DDS que é o (Dialogo diário de segurança) que consistem em cartilhas ou placas com informações (que entram na sinalização de segurança). De certa forma, essa preocupação com a segurança reduz os acidentes e aumenta a produtividade nos nossos projetos – afirmou o subsecretário.

O secretário das Cidades, Douglas Ruas, destacou a importância de cuidar da segurança dos trabalhadores para que a execução dos serviços sejam realizadas com excelência.

-O cuidado com os cidadãos fluminenses se estende aos operários das nossas obras seguindo as determinações do governador Cláudio Castro. A segurança dos trabalhadores é uma prioridade e mostra um olhar humano para esse grupo que é essencial para desenvolver ainda mais o nosso estado. Desta forma, geramos um ambiente mais qualificado e prazeroso de trabalho, garantindo uma execução eficiente nas intervenções da Secretaria das Cidades- afirmou Douglas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.